Voltar para o ínicio
o que é auditoria de marketing - auditoria de marketing

Saiba o que é Auditoria de Marketing

  • Auditoria
  • 23, June 2022
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

Muitas pessoas e detalhes estão envolvidos em uma campanha de marketing e, às vezes, os resultados podem não ser o esperado graças a algum erro durante o processo. Mas saiba que tem uma saída para obter melhores resultados.

Você sabe o que é uma auditoria de marketing? É um processo essencial que irá analisar cada etapa da estratégia montada, ajudando a identificar possíveis pontos de melhoria para otimizar sua campanha.

Continue a leitura para entender a importância e como ela funciona.

O que é auditoria de marketing?

A auditoria de marketing é um método que tem como conceito a revisão de todas as etapas que envolvem o ciclo de uma campanha de marketing, visando uma maior transparência e evitando erros e desperdícios durante o caminho.

É por meio dela que se faz uma checagem sobre a utilização correta do orçamento disponibilizado, se os objetivos estão sendo atingidos conforme planejado, além de outros procedimentos, como testes de alcance.

Tipos de auditoria de marketing

O processo pode ser realizado de forma completa ou apenas em algumas partes do ciclo e são três tipos de auditoria de marketing existentes:

  • Audit of campaigns, promotions and sweepstakes: checks if the contents are being carried out in a reputable and true way and in accordance with the objectives and the contract;
  • Auditoria financeira: avalia se o orçamento está sendo corretamente utilizado, além de identificar possíveis fraudes e se as campanhas estão dando retorno ou não;
  • Result Audit: Here the process of how the campaign will reach the target audience is analyzed and how it will be impacted.

Quais os objetivos da auditoria de marketing?

Além de identificar falhas e pontos fracos durante todo o ciclo de uma campanha, a auditoria de marketing visa chegar a números melhores, chamando mais atenção do seu público e garantindo resultados elevados.

Ou seja, esse processo irá analisar se a linguagem está seguindo um bom nível de SEO, se o engajamento das ações está bom e também ajudará a entender quais estratégias estão dando certo na hora de conquistar o usuário e o que pode ser aperfeiçoado.

Por que é importante essa avaliação?

Como já informamos, a auditoria de marketing ajuda na correção de erros de uma campanha, permitindo que as ações sejam cada vez mais aprimoradas e bem direcionadas ao seu público, garantindo a obtenção de uma métrica melhor.

Desta maneira, as decisões serão tomadas de forma mais precisa, o que ajuda no fortalecimento da marca. Além disso, haverá a otimização de custos e, graças à identificação dos pontos fracos, a solução destes problemas poderá ser mais rápida

Uma dica importante: vale investir em uma empresa especializada para realização da auditoria de marketing, já que a análise poderá ser feita de forma mais independente e sem comprometer a idoneidade dos relatórios.

Viu só como é importante realizar esse processo? É um fator que pode ser crucial para atingir todos os objetivos. Entre em contato com a PGBR e conte com um time profissional e especializado.

Quer entender mais sobre o tema? Conheça como funciona uma auditoria para marketing digital.

Artigos semelhantes