Voltar para o ínicio
o que é auditoria de marketing - auditoria de marketing

Saiba o que é Auditoria de Marketing

  • Auditoria
  • 23, junho 2022
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

Muitas pessoas e detalhes estão envolvidos em uma campanha de marketing e, às vezes, os resultados podem não ser o esperado graças a algum erro durante o processo. Mas saiba que tem uma saída para obter melhores resultados.

Você sabe o que é uma auditoria de marketing? É um processo essencial que irá analisar cada etapa da estratégia montada, ajudando a identificar possíveis pontos de melhoria para otimizar sua campanha.

Continue a leitura para entender a importância e como ela funciona.

O que é auditoria de marketing?

A auditoria de marketing é um método que tem como conceito a revisão de todas as etapas que envolvem o ciclo de uma campanha de marketing, visando uma maior transparência e evitando erros e desperdícios durante o caminho.

É por meio dela que se faz uma checagem sobre a utilização correta do orçamento disponibilizado, se os objetivos estão sendo atingidos conforme planejado, além de outros procedimentos, como testes de alcance.

Tipos de auditoria de marketing

O processo pode ser realizado de forma completa ou apenas em algumas partes do ciclo e são três tipos de auditoria de marketing existentes:

  • Auditoria de campanhas, promoções e sorteios: checa se os conteúdos estão sendo realizados de forma idônea e verdadeira e em conformidade com os objetivos e o contrato;
  • Auditoria financeira: avalia se o orçamento está sendo corretamente utilizado, além de identificar possíveis fraudes e se as campanhas estão dando retorno ou não;
  • Auditoria de entrega: aqui é analisado o processo de como a campanha irá chegar ao público-alvo e como ele será impactado.

Quais os objetivos da auditoria de marketing?

Além de identificar falhas e pontos fracos durante todo o ciclo de uma campanha, a auditoria de marketing visa chegar a números melhores, chamando mais atenção do seu público e garantindo resultados elevados.

Ou seja, esse processo irá analisar se a linguagem está seguindo um bom nível de SEO, se o engajamento das ações está bom e também ajudará a entender quais estratégias estão dando certo na hora de conquistar o usuário e o que pode ser aperfeiçoado.

Por que é importante essa avaliação?

Como já informamos, a auditoria de marketing ajuda na correção de erros de uma campanha, permitindo que as ações sejam cada vez mais aprimoradas e bem direcionadas ao seu público, garantindo a obtenção de uma métrica melhor.

Desta maneira, as decisões serão tomadas de forma mais precisa, o que ajuda no fortalecimento da marca. Além disso, haverá a otimização de custos e, graças à identificação dos pontos fracos, a solução destes problemas poderá ser mais rápida

Uma dica importante: vale investir em uma empresa especializada para realização da auditoria de marketing, já que a análise poderá ser feita de forma mais independente e sem comprometer a idoneidade dos relatórios.

Viu só como é importante realizar esse processo? É um fator que pode ser crucial para atingir todos os objetivos. Entre em contato com a PGBR e conte com um time profissional e especializado.

Quer entender mais sobre o tema? Conheça como funciona uma auditoria para marketing digital.

Artigos semelhantes