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Depois de muita estrada, suor e lágrimas, o empreendedor chega naquela etapa especial: a hora de crescer! Quando isso acontece, geralmente será necessário entender o que é valuation.
Afinal de contas, em grande parte dos casos, as empresas precisam de aportes externos para expandir. Nesses momentos, o empresário costuma se perguntar: “quanto meu negócio vale?”.
É justamente aí que esse índice entra. Na realidade, o valuation está ligado a uma categoria de investimento denominada “venture capital”. Dessa forma, essa espécie de aplicação financeira é bem parecida com a de um fundo de investimento de risco mais alto.
Assim, os donos do dinheiro repassam valores para empresas pequenas e médias em vias de expandir. Como consequência, a companhia passa a ter mais condições de aumentar suas transações comerciais.
Mas o que o valuation tem a ver com isso? Quanto mais alto ele for, maior será o ânimo dos investidores em apostar no futuro de uma organização. Quer saber o que é valuation em mais detalhes? Então confira nosso post!
Mais do que uma apuração econômica, o valuation é a impressão que o mercado tem sobre uma companhia. Desse modo, não se trata de uma contagem fechada. Afinal, o valuation varia de acordo com o investidor.
Mas o que é o valuation? Ele é uma metodologia para aferir o valor de uma companhia de modo sistematizado, por meio de um modelo quantitativo. Porém, embora pareça um dado exato, ele é carregado de variáveis, uma vez que oscila de acordo com opiniões e tipos de fontes de dados.
Assim, de forma simples, pode-se afirmar que o valuation é quanto vale a empresa por si só, com os aportes de possíveis investidores menos os riscos envolvidos. Frequentemente, investidores e empresários divergem sobre esse número. Diante disso, as empresas costumam contratar consultores e auditores especializados. Assim, com o apoio de experts no tema, é viável alcançar um valor que acomode os interesses de todas as partes.
Quando falamos sobre o que é valuation, é imprescindível conhecer a realidade da sua empresa a fundo. Nesse cenário, o gestor deve confiar plenamente na visão de acionistas e administradores internos.
Dessa forma, a análise sobre riscos e oportunidades será mais próxima da percepção do mercado. Afinal, na hora do “vamos ver”, a opinião de quem investe é a que prevalece para a parceria dar certo.
Porém, com uma auditoria interna, o autoconhecimento sobre a situação corporativa fica mais ajustado à realidade externa. Com uma boa noção de quanto vale a empresa na opinião de consultores independentes, dificilmente haverá negociações subdimensionadas.
Agora, quando falamos de o que é valuation, saiba que existem diversas maneiras de calculá-lo. Assim, a seguir você confere como descobrir o Valuation pela Renda, técnica conhecida também como “Fluxo de caixa descontado”. Confira:
Com o histórico do fluxo de caixa, a empresa calcula quanto recebe e quanto gasta em anos ou meses anteriores. Depois, o empresário deve usar essa média para estimar os rendimentos dos períodos seguintes.
Estabeleça uma taxa de desconto com base nas ameaças ao negócio. Além disso, é essencial uma gestão de indicadores sólida dentro da organização. Assim, a visão interna estará mais perto do julgamento dos investidores.
Em seguida, o gestor deve trazer os resultados para o valor atual e somá-los. Porém, é comum que os investidores considerem taxas de desconto altas a fim de defender seu capital de incertezas. Isso costuma ocorrer ainda mais no caso das empresas em início de atividades.
Afinal, elas não têm um histórico extenso o bastante para estimativas sólidas. Por esse motivo, uma consultoria para startups pode ajudar a alcançar um valuation mais alinhado com o humor dos investidores. Além disso, uma gestão financeira de qualidade enriquece os argumentos a favor do empresário nas negociações.
Ao ter uma noção fiel do valuation, a empresa parte para negociar com o investidor de modo mais equilibrado. Afinal, esse índice exibe o andamento da companhia ao longo do tempo. Assim, fica mais simples ganhar a confiança do mercado e delinear as estratégias futuras.
Além disso, existem outras formas de conquistar credibilidade, como por meio das certificações ISO. Elas são ligadas ao setor produtivo, e não financeiro, mas podem abrir portas para novas vendas e transações. Assim, elas ajudam no desempenho econômico. Outra boa notícia é que existem vários tipos de auditoria capazes embasar a contagem do valuation de modo mais preciso.
Portanto, quando falamos sobre o que é valuation, não existe uma fórmula mágica. Por esse motivo, o ideal é que esse cálculo seja feito por especialistas. Assim, consultores que entendem do mercado e das nuances técnicas darão total suporte ao seu crescimento.
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