Voltar para o ínicio
fluxograma financeiro - o que é fluxograma financeiro - como fazer fluxograma financeiro

O que é fluxograma financeiro e como fazê-lo

  • Capital
  • 14, October 2022
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

A organização e o cumprimento correto dos processos, dentro de cada setor de uma empresa, garante que o resultado final seja bem sucedido, sem erros e desperdícios. Na área de finanças isso é ainda mais importante.

Uma forma de ter uma melhor visualização dos procedimentos realizados é por meio do fluxograma financeiro. Ele é um gráfico que mostra o passo a passo das etapas, facilitando o entendimento e a identificação de possíveis erros. Continue a leitura para entender melhor.

O que é fluxograma financeiro?

Sabemos que dentro de uma empresa existem diversos procedimentos, em cada setor e que, juntos, garantem que o resultado final seja atingido. Podemos falar que cada área dentro de uma corporação é uma engrenagem, ou seja, precisam trabalhar juntas para funcionar corretamente.

Uma forma de obter uma visualização mais fácil e compreensível, é montando um fluxograma, que é um gráfico que mapeia o passo a passo de cada processo realizado. No caso do setor de finanças, monta-se o fluxograma financeiro.

Nele, serão inseridas todas as etapas que englobam um resultado final, desta forma, é possível entender qual caminho está seguindo e, por se tratarem de imagens, o entendimento é facilitado.

Serão inseridos no fluxograma as receitas, de onde elas vêm e quais os débitos a pagar. É possível também fazer o acompanhamento destas despesas, por meio de categorias, o caminho para envio dos recibos ou comprovantes, entre outras informações que a empresa queira colocar.

A importância desse processo

Por meio do fluxograma financeiro, a empresa e, principalmente a área responsável, poderá visualizar de forma mais rápida o caminho que o fluxo de caixa está seguindo, desde as receitas até as despesas.

Assim, é muito mais fácil compreender estes processos, já que, diferente de um manual, que é cheio de textos e páginas, o fluxograma estará literalmente desenhando e interligando as etapas realizadas utilizando imagens ou gráficos.

Além disso, facilita a identificação de possíveis falhas cometidas pelos funcionários da área específica ou de informações vindas de outros setores, fazendo com que a resolução do problema seja agilizada.

Etapas do fluxograma financeiro

Para implementar um fluxograma financeiro em sua empresa, caso ainda não tenha realizado, o primeiro passo é desenhar as etapas realizadas atualmente, desta forma será possível entender a rotina e identificar as necessidades específicas do setor.

Em seguida deve-se designar colaboradores para determinadas tarefas, como um funcionário para o controle de estoque, outro para o controle de caixa, um terceiro para escriturar as contas a pagar e receber e assim por diante.

Pode-se desenhar um organograma, com as informações das tarefas, bem como os responsáveis por elas, isso ajudará a identificar possíveis falhas durante as etapas e resolvê-las mais rapidamente.

Deve-se analisar o desempenho de acordo com os resultados, podendo levar em consideração alguns indicadores como produtividade, lucratividades, entre outros. Assim, será possível aprimorar cada vez mais os procedimentos.

Como fazer o fluxograma financeiro

Como já falamos durante o texto, um fluxograma financeiro baseia-se nas contas a pagar e receber, sendo assim, será traçado o caminho que o dinheiro leva, desde a sua chegada aos cofres da empresa, até a sua saída, com as despesas.

Você utilizará um padrão de imagens para identificar início e fim do fluxograma, um específico para processos, para identificar documentação, entre outros, isso facilitará ainda mais a compreensão já ao bater o olho no desenho.

Para iniciar o gráfico, deve-se colocar a checagem das receitas, em todas as contas disponíveis, em seguida verificar as contas a pagar e, caso o dinheiro que entrou quite todas as contas, dar sequência ao pagamento.

Caso não pague as despesas, identifique no fluxograma o caminho para realizar o pagamento das contas prioritárias. Os débitos que não conseguiram ser quitados, deverão ser destacados como saldo negativo para controle futuro do fluxo.

Esta é uma descrição de um fluxograma financeiro simples, só para você compreender o conceito geral. Pode ser montado um mais complexo, identificando cada fonte de renda, a origem de cada despesa, cada setor responsável, entre outras informações.

Ferramentas e Programas Gratuitos para fazê-lo

Você pode montar manualmente o seu próprio fluxograma financeiro, utilizando o Powerpoint ou softwares de vetor e imagem, como o Photoshop. Porém, para facilitar, existem alguns programas que automatizam esse processo. Basta apenas você inserir as principais informações e escolher o modelo. São eles:

  • MIRO;
  • HEFLO;
  • BPMN.io;
  • DRAW.io;
  • Canvas;
  • ARIS Express;
  • Bizagi Modeler.

O fluxograma financeiro é a melhor forma de compreender melhor cada passo dado dentro de um dos principais setores de uma empresa e com certeza ajudará a aprimorar os processos e garantir que falhas e, consequentemente desperdícios, ocorram na sua corporação.

Para continuar aprendendo sobre esse e outros temas do mundo dos negócios, continue lendo nossos artigos e Descubra o que é e como funciona a demonstração financeira.

Artigos semelhantes