Voltar para o ínicio
Empreendedorismo feminino - O que é o empreendedorismo feminino - mulheres empreendedoras - empreendedorismo

Empreendedorismo feminino: Por que precisamos falar sobre?

  • Artigos
  • 8, March 2023
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

O empreendedorismo feminino está crescendo cada vez mais, mas o alto número de mulheres empreendedoras não é sinal de que o caminho seja fácil para elas. São muitos desafios enfrentados, principalmente por questões culturais.

Por isso, é importante que o tema seja amplamente abordado pela sociedade, a fim de evitar esses empecilhos que impedem que as mulheres garantam seu lugar de destaque nas empresas e no mercado de trabalho. Entenda mais no texto abaixo.

O que é o empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino nada mais é do que negócios que são pensados, fundados ou liderados pelas mulheres e também empresas que possuem líderes femininas ou em cargos altos.

Sabemos que o mercado de trabalho há muitos anos foi “comandado” pelos homens, o que dificultava o acesso das mulheres a cargos de relevância ou que pudessem se destacar, já que muitas vezes eram apenas “donas de casa”.

Por que é tão importante para as mulheres?

Possuir sucesso profissionalmente é o objetivo de muitas pessoas e óbvio que isso não seria diferente com as mulheres, que buscam cada vez mais o empoderamento e independência financeira, para não serem dependentes de seus companheiros.

Além disso, o empreendedorismo feminino pode transformar o mercado de trabalho, abrindo caminho para a inovação e diversidade. Aos poucos e com oportunidades, as mulheres conseguem estar cada vez mais presentes nos cargos de liderança.

Quais os desafios para as mulheres?

Mas esse não é um caminho fácil. Como falamos na introdução deste texto, culturalmente o mercado de trabalho não dá oportunidades para as mulheres, justamente por ser um cenário bem masculino.

O empreendedorismo feminino enfrenta dificuldades desproporcionais em relação ao homem empreendedor, isso porque as oportunidades para eles são mais presentes do que para elas, além da dificuldade de se conseguir também um crédito junto aos bancos.

A jornada exaustiva também é outro desafio enfrentado pelas mulheres, já que, muitas vezes, elas também têm o trabalho doméstico, que envolve cuidar dos filhos e da casa, o que acaba sobrecarregando e muito.

O que a sociedade pode aprender?

O empreendedorismo feminino traz diversas melhorias na sociedade, nas empresas e na economia, já que, com a renda obtida desses negócios, as mulheres investem na educação e bem-estar dos filhos e da família e também na comunidade em volta delas.

Há também o favorecimento da diversidade de negócios, com muitas ideias inovadoras vindas de um público que antes era oprimido pelos homens nos ambientes de trabalho e agora consegue obter uma carreira profissional de sucesso e ter visibilidade no mercado.

Mulheres para se inspirar

O empreendedorismo feminino é cheio de mulheres inspiradoras e nós separamos algumas para você se inspirar e se tornar uma empreendedora de sucesso:

  • Alcione Albanesi: fundadora da FLC, empresa líder no segmento de lâmpadas aqui no Brasil. Hoje atua no Amigos do Bem, ONG também fundada por ela, que ajuda mais de 150 mil pessoas no país, por meio de projetos educacionais e geração de renda;
  • Camila Farani: uma das principais investidoras do país, cofundadora da G2 Capital e da MIA – Mulheres Investidoras Anjo, a primeira focada em investimentos ligados a negócios no campo da tecnologia e a segunda incentivando o empreendedorismo feminino;
  • Luiza Trajano: sob sua gestão, a Magazine Luiza se tornou uma das maiores redes de varejo do Brasil. A empresária também lidera o Grupo Mulheres Brasil, formado por profissionais que exercem atividades em segmentos da economia;
  • Rachel Maia: primeira mulher negra a ocupar um cargo de CEO em uma multinacional. Já foi CFO da Tiffany & Co. no Brasil e esteve no comando da Pandora por oito anos. Rachel também é conhecida pela liderança em prol da igualdade de gênero e raça no mercado de trabalho.

Ter mulheres presentes em cargos de liderança traz benefícios para a economia, o mercado de trabalho e, principalmente, para a sociedade. Isso permite que elas trilhem rumo ao sucesso na carreira profissional e também à independência financeira

O empreendedorismo feminino é muito importante para o empoderamento delas, por isso, é preciso que as oportunidades sejam dadas de forma igualitária, afinal, o potencial inovador das mulheres é muito grande e o mundo dos negócios ganha muito com isso.

Saiba mais sobre esse tema tão relevante, leia nosso artigo sobre Liderança Feminina e entenda a importância dela para negócios.

Artigos semelhantes