• Home
    • Who we are
    • Services
    • Segments
    • Blog
    • Get in Touch
      • BR
      • US
    • Home
    • Who we are
    • Services
    • Blog
    • Contact
Audit and Assurance
How to add value to your business? How to attract investors? One of the ways to do this is auditing.
Internal Audit, Governance, Risk and Compliance
Internal quality audit not only looks at how processes work, but also the risks involved in these.
Audit of Quality of Service Indicators - IQS (ANAC)
We are specialists in IQS Auditing for Airport Concessionaires, in accordance with ANAC Regulations and Ordinances.
EFPC Audit
We have experienced professionals in the EFPC's to compose the Internal Audit Department of these entities, according to regulatory requirements.
Marketing, Media and Campaigns Audit
The Audit of processes related to Marketing activities aims to bring transparency in obtaining Results.
Consultancy
Advice on negotiations, Mergers, Acquisitions, Valuation, Corporate Planning and more.
Tax Solutions
Planejamento tributário, Conformidade Fiscal, Global trade, Revisão fiscal e tributária, etc.
ESG
Support in building ESG agendas for Small and Medium Enterprises, ESG Audit, Environmental Audit, etc.
Outsourcing/BPO
Solutions in support activities, from accounting to financial and personnel management, in an integrated and assertive way.
Análise de Dados, Relatórios e Dashboards
Dashboards personalizados para decisões mais assertivas. Visualize seus dados, otimize processos e acelere o crescimento do seu negócio.
    • BR
    • US
Audit and Assurance
How to add value to your business? How to attract investors? One of the ways to do this is auditing.
Internal Audit, Governance, Risk and Compliance
Internal quality audit not only looks at how processes work, but also the risks involved in these.
Audit of Quality of Service Indicators - IQS (ANAC)
We are specialists in IQS Auditing for Airport Concessionaires, in accordance with ANAC Regulations and Ordinances.
EFPC Audit
We have experienced professionals in the EFPC's to compose the Internal Audit Department of these entities, according to regulatory requirements.
Marketing, Media and Campaigns Audit
The Audit of processes related to Marketing activities aims to bring transparency in obtaining Results.
Consultancy
Advice on negotiations, Mergers, Acquisitions, Valuation, Corporate Planning and more.
Tax Solutions
Planejamento tributário, Conformidade Fiscal, Global trade, Revisão fiscal e tributária, etc.
ESG
Support in building ESG agendas for Small and Medium Enterprises, ESG Audit, Environmental Audit, etc.
Outsourcing/BPO
Solutions in support activities, from accounting to financial and personnel management, in an integrated and assertive way.
Análise de Dados, Relatórios e Dashboards
Dashboards personalizados para decisões mais assertivas. Visualize seus dados, otimize processos e acelere o crescimento do seu negócio.
  • Sem categoria
  • Gestão de indicadores: o que é, como fazer e para que serve! - Auditoria Interna, externa e independente PGBR
Voltar para o ínicio

Gestão de indicadores: o que é, como fazer e para que serve!

  • Sem categoria
  • 10, December 2020
  • 4 min de leitura
Navegue por tópicos

A gestão de indicadores é um modo de administrar por meio dos chamados KPIs (Keys Performance Indicators) ou simplesmente indicadores de desempenho. Assim, taxas e números verificam a eficiência de um negócio.

Depois de contabilizadas, essas métricas passam por análises e comparações. Assim, elas servem como diretrizes para tomar decisões certeiras.

Peter Drucker, o pai da administração, já dizia: “é preciso medir para avaliar“. Ou seja, os indicadores de desempenho revelam os sucessos e fracassos de pessoas, produtos e serviços.

Por esse motivo, eles são um mapa do tesouro: mostram o caminho a ser percorrido para crescer. Quer saber mais? Então confira nosso post!

O que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são cálculos para compreender como uma empresa está funcionando em vários aspectos. Desse modo, são contagens quantitativas e qualitativas que se relacionam aos resultados.

Por isso, eles são importantes ferramentas para o dia a dia dos gestores. Afinal, com esses números, é possível  melhorar a gestão financeira e a posição de mercado.

Nesse sentido, tais cálculos ajudam a perceber novas oportunidades e riscos. Assim, a empresa se prepara melhor para o enfrentamento de crises e adversidades. Ao mesmo tempo, a organização consegue ampliar o poder competitivo.

Quais KPIs devem ser monitorados na gestão de indicadores?

Escolher quais KPIs acompanhar é uma das partes mais delicadas da gestão de indicadores. Primeiramente, não há uma fórmula única. Assim, os índices mais adequados dependem do tipo de negócio. Apesar disso, alguns deles servem para qualquer segmento. Observe!

Produtividade

Este tipo de índice controla o volume de trabalho. Dessa forma, pode ser medida a produtividade da mão de obra em uma hora, por exemplo. Além desse dado, o índice de produtividade pode revelar o nível de atuação de uma máquina. Nesse caso, basta mensurar o volume de mercadoria confeccionada por determinado equipamento em um dia.

Qualidade

Quando o assunto é a concorrência, o controle de qualidade é um índice indispensável. Ainda mais hoje em dia, com os clientes cada vez mais rigorosos. Entretanto, existem vários métodos para extrair essa informação. Confira alguns:

  • Quantidade de produtos danificados durante o processo produtivo;
  • Número de mercadorias desenvolvida dentro dos padrões exigidos;
  • Volume de reclamações dos clientes.

Assim, caso seja necessária, mudam-se a gestão dos fornecedores, os tipos de insumos utilizados ou até mesmo a própria linha produtiva.

Capacidade

Os indicadores de capacidade quantificam as habilidades de maquinários e colaboradores. Nesse caso, a diferença para a produtividade está no fato de que nem sempre toda a capacidade é usada.

Por exemplo: imagine uma máquina desenvolvida para embalar até 10 mil toneladas de produtos ao mês. No entanto, suponha que ela, em determinado período de 30 dias, não seja usada com todo o seu potencial pela queda nas vendas pela metade.

Assim, nesse determinado intervalo, o KPI de produtividade da máquina ficaria em 5 mil toneladas/mês.

Já o KPI de capacidade não sofreria alteração, permanecendo em 10 mil toneladas/mês. Nesse caso, o gestor pode saber até onde crescer sem ter que fazer novos  investimentos.

Estratégicos

Já os indicadores de desempenho estratégicos demonstram a situação macro da empresa. Desse modo, eles servem para avaliar o quadro atual e apontar o caminho para alcançar as metas. Veja exemplos:

  • Faturamento anual;
  • Porcentagem de inadimplência a cada mês;
  • Elevação ou queda nos custos na comparação entre diferentes intervalos de tempo;
  • Insumos desperdiçados em determinado período.

Como fazer uma gestão de indicadores de qualidade?

A gestão de indicadores de desempenho bem-feita engloba várias etapas. Assim como a própria seleção dos KPIs, pode haver variação de fases e da ordem em que esses estágios devem acontecer conforme o ramo de atuação. Porém, preparamos a seguir um roteiro básico. Observe:

Planejamento

Quem tem experiência no meio corporativo conhece bem os imensos benefícios do planejamento. Dessa forma, não é diferente na gestão dos indicadores.

Desse modo, crie um calendário com prazos, atribua funções e escolha os indicadores de desempenho essenciais para o seu negócio. Nesse momento, é importante filtrar bem os KPIs para não ter taxas em excesso.

Além disso, será preciso um bom diagnóstico interno antes de começar a gestão de indicadores. Isso é fundamental para comparar os dados do futuro com os do presente. Essa oscilação é que vai evidenciar a performance no período.

Estabeleça as metas

Depois de um ciclo de monitoramento, como um semestre, os KPIs vão apontar o que está bem e o que não. Com esses dados, crie as metas da companhia para os próximos 6 meses.

Por exemplo: se você notar que as vendas estão caindo, sua meta pode ser ampliá-las em 10% no período. Assim, você pode replicar a mesma estratégia em diferentes situações: ritmo produtivo, quantidade de erros, custos etc.

Porém, tome cuidado para não criar propósitos distantes da realidade. Isso desanima a equipe e torna a gestão de indicadores ineficiente.

Engaje e prepare os times

As equipes devem ser informadas sobre os índices, sejam eles positivos, sejam negativos. Principalmente quando algo vai mal, é necessário orientar, apontar as soluções e até mesmo realizar treinamentos de qualificação.

Por outro lado, os indicadores de sucesso devem ser valorizados. Assim, conceda bônus, prêmios em dinheiro ou simplesmente uma placa elogiando a equipe bem-sucedida.

Analise os resultados continuamente

A gestão de indicadores é um trabalho interminável. Contudo, você precisa medir os resultados. Diante disso, a melhor saída é escolher períodos para análises. Nesse caso, faça mensurações mensais, trimestrais, semestrais e anuais.

Dessa forma, ao fim de cada etapa, você inicia uma outra e assim por diante. Essa dinâmica colocará a empresa na direção da melhoria contínua.

Portanto, a gestão de indicadores é um método mais concreto para melhorar o desempenho de qualquer negócio. Afinal de contas, ela mostra os problemas, que podem então ser corrigidos.

Por outro lado, boas ações muitas vezes passam despercebidas. Desse modo, com os KPIs, as condutas de sucesso ficam em evidência. Assim, os líderes conseguem reproduzi-las em larga escala.

Portanto, a gestão de indicadores é uma excelente ferramenta para organizar os negócios. Gostou do artigo? Quer ficar a par de novidades sobre administração? Então siga a gente nas redes sociais!

Você encontra a PGBR no Facebook, a PGBR no Instagram e a PGBR no LinkedIn!


Compartilhe esse conteúdo

Artigos semelhantes

O que é a recuperação judicial-recuperação judicial-empresas
Sem categoria
3 min de leitura
O que é a recuperação judicial? Saiba aqui!

A recuperação judicial é uma espécie de ajuda da Justiça para empresas em situações financeiras críticas. Além disso, desde janeiro de 2021, foram aprovadas novas […]

graficos teclado de computador
AuditoriaSem categoria
3 min de leitura
O que é Bloco K e como realizar na sua empresa

Para empresários e gestores, entender o que é Bloco K é fundamental para a saúde financeira e para o cumprimento das obrigações contábeis. Certamente, quem […]

pessoas no escritório
Sem categoria
3 min de leitura
O que é valuation e como fazer o cálculo

Depois de muita estrada, suor e lágrimas, o empreendedor chega naquela etapa especial: a hora de crescer! Quando isso acontece, geralmente será necessário entender o […]

PGBR Com mais de 6 mil projetos entregues, a PGBR presta há mais de 60 anos, serviços de Auditoria Independente, externa e interna e da Qualidade, Soluções em Impostos, Consultoria e Outsourcing.
Menu
    • Home
    • Who we are
    • Blog
    • Contact
Quick Links
    • Free Files
    • Clients
    • Areas of expertise
    • Work with us
    • Privacy policies
Services
    • Internal Audit
    • Marketing Audit
    • EFPC Audit
    • Audit and Assurance
    • Outsourcing | BPO
    • ESG
    • Tax Solutions
    • Consultancy
    • Audit of Quality of Service Indicators - IQS (ANAC)
Sign our Newsletter

    Leave Your Message
    Get in Touch
    Get in touch with our professionals
    Work with us
    Want to be part of our team? Click here
    © 2023 Auditoria Interna, externa e independente PGBR. Todos os Direitos Reservados
    Developed by:          dBriefing Resultados Criativos


    Cookies Uses
    Our company uses cookies, which are records of activities collected while browsing our systems and web pages. This procedure aims to allow a better user experience.

    The access IP for this connection is 200.214.13.23, connected via HTTPS protocol. Your access and consent will be stored as an activity log, and will be available as required by law.
    I AGREE TO THE TERMS AND COOKIES
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDurationDescription
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SAVE & ACCEPT