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Muitos diretores, gerentes administrativos e até empresários sentem na pele as dificuldades para gerenciar todas as nuances de um negócio. Afinal de contas, supervisionar recursos humanos, relacionamento com fornecedores, pagamento de impostos e as constantes mudanças nas leis são enormes desafios. Diante da urgente necessidade de organizar os mais diversos setores, surgiu a certificação ISO 9001, um selo de qualidade emitido pela International Organization for Standardization, famosa em todo mundo pela sua abreviação: ISO.
Dessa forma, essa entidade se tornou um modelo internacional para a padronização. Assim, tornou-se viável reconhecer empresas confiáveis em inúmeros países e continentes.
Afinal, contar com o timbre da ISO é sinônimo de credibilidade, transparência e eficácia. Já especificamente a certificação ISO 9001 é um selo que comprova a alta performance da empresa em seu sistema de gestão. Para ganhar esse carimbo, as organizações são submetidas a vários testes.
Em outras palavras, a ISO 9001 permite aperfeiçoar o sistema de gestão. Como consequência, a organização evolui em várias frentes: competitividade, mão de obra, fornecedores, logística etc. Assim, fica mais fácil alcançar o propósito do negócio: deixar seus clientes satisfeitos!
Ficou interessado? Então veja neste post como aproveitar a certificação ISO 9001!
A certificação ISO é um documento elaborado pela entidade de mesmo nome, que existe desde 1946 na Suíça. Desse modo, ela cria e divulga normas padrões para serem replicadas por empresas em âmbito internacional.
Dessa forma, mais de 100 nações são associadas à organização, que em território brasileiro tem como representante a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A ISO promove diversas espécies de certificados, sendo que as séries 9000 são aquelas que ajudam a tratar da qualidade. Dentro desse grupo, está inserida a certificação ISO 9001.
Muitos gestores têm dúvidas sobre o que é a ISO 9001 de fato. Na realidade, é um conjunto de exigências que, quando cumpridas, dão um status de excelência em sistemas de gestão da qualidade para as empresas detentoras desse timbre.
Válida por três anos, a certificação ISO 9001 exige que a sua proprietária passe por auditorias de sistemas anuais. Assim, por meio dessas análises, a entidade atualiza o diagnóstico das condições de cada organização durante a vigência dessa chancela. Mas o que acontece na prática durante o processo de certificação? Veja alguns dos passos a seguir:
Qualquer empresa que tenha um sistema de gestão da qualidade dentro das exigências da certificação ISO 9001 pode se candidatar para receber esse importante carimbo. Desse modo, basta ter um CNPJ e cumprir as leis específicas de cada setor de atuação para tentar ser aprovada.
A norma pode ser implementada em todo tipo de negócio, desde que sejam feitas as aderências necessárias. Ou seja, a certificação ISO 9001 não é exclusividade das grandes companhias.
Desse modo, podem ser contempladas com tal classificação padarias, startups em crescimento, laboratórios médicos, prefeituras, multinacionais etc.
Como a certificação ISO 9001 tem foco no sistema de gestão da qualidade, uma consequência espontânea para as empresas que aderem ao modelo é uma profunda transformação na rotina e nos resultados.
Assim, a norma vai dar as diretrizes para boas práticas administrativas em vários aspectos: relacionamento com fornecedores, vínculo com os clientes, modelos de produção etc.
Depois de implementar os requisitos da norma, a empresa interessada deve passar por auditorias para análise de ajustes necessários. Em seguida, quando isso estiver resolvido, é possível contratar um órgão certificador, que vai verificar se a candidata merece mesmo a obtenção dessa marca. Confira alguns benefícios!
A certificação ISO 9001 é um selo consagrado pelo mercado em todo mundo. Ou seja, a empresa que conta com esse aval comprova a sua excelência em modelos de controle da qualidade. Assim, é possível oferecer mais transparência e confiança ao mercado.
Os níveis de competitividade sobem, já que boa parte das grandes contratantes só aceita trabalhar com companhias aprovadas pela ISO 9001.
A organização é completamente reestruturada, de ponta a ponta. Isso significa implementar sistemas que permitam uma comunicação simples e rápida da direção até o chão da fábrica, passando pelos líderes e demais colaboradores. Essa facilidade comunicacional se chama “Top Down” e possibilita que todos os funcionários conheçam as estratégias do negócio.
Padrões são implementados para controlar sistematicamente o dia a dia operacional. Desse modo, todas as atividades passam a ter mais organização, isto é, os processos se tornam mais inteligentes.
Dessa forma, os erros reduzem, a performance financeira aumenta e a empresa entra em um círculo saudável de melhoria contínua, que roda naturalmente. Em outras palavras, a busca pela superação é incorporada ao cotidiano como parte dos trabalhos.
Como você já deve ter percebido, a certificação ISO 9001 traz recompensas para todos os partners do negócio. Assim, o público é contemplado com melhorias nos produtos e serviços. Já a empresa se torna mais lucrativa e competitiva. Por sua vez, os colaboradores têm acesso a coordenadas mais claras.
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