Como aplicar a responsabilidade socioambiental empresarial
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Um colaborador que se identifica com a missão, a visão e os valores de uma empresa tende a trabalhar melhor, o que ajuda no alcance de resultados positivos. Por isso, é preciso que a cultura organizacional de uma organização seja bem elaborada e de fato aplicada.
Neste texto te explicaremos o que é cultura organizacional, sua importância e como fazer uma divulgação para que seja compreendida por todos os funcionários. Boa leitura.
Na sociedade, cultura é um conjunto de tradições, costumes e sotaques de um grupo de pessoas que residem em uma determinada região. No mundo dos negócios, a cultura organizacional tem basicamente o mesmo significado.
É a junção das diretrizes, normas, comportamentos e hábitos de uma empresa. Tudo se inicia com a definição da missão, da visão e dos valores do negócio. Mas não basta apenas falar ou colocar no site. É preciso praticar o que a organização defende no dia a dia.
Uma empresa que possui uma cultura organizacional bem elaborada e aplicada fielmente na sua rotina, cria um ambiente de trabalho mais saudável para todos. O colaborador sente-se abraçado e engajado a praticar o que a instituição defende.
Um funcionário satisfeito e com alto engajamento produz e traz resultados melhores, o que ajuda diretamente no crescimento da organização. Ele mesmo, compreendendo 100% a cultura organizacional da empresa, tende a replicá-la e espalhá-la para os demais colegas.
Como falamos, o começo de tudo é na definição de missão, visão e valores da empresa. Mas não é só escolher uma frase bem elaborada para colocar no site ou na parede do escritório. É preciso cumprir e aplicar o que se defende na rotina das pessoas que fazem parte do negócio.
A cultura organizacional deve ser bem descrita e ficar disponível para todos os colaboradores lerem. Ela será um guia para quem trabalha na companhia. Mas não só isso. Ela deverá ser apresentada durante o recrutamento.
A cultura se torna bem sucedida quando todos os colaboradores obtêm amplo compreendimento dela. E isso se dá por meio das atitudes, não só dos próprios funcionários, como também da liderança e alta gestão.
Tanto os líderes como quem realiza os recrutamentos devem conhecer amplamente quais os princípios da companhia. Desta forma, fica mais fácil atrair novos funcionários e conseguir engajar os que já são contratados.
O engajamento se dá por meio da comunicação interna e contínuo diálogo entre os líderes e também quem é liderado. Os colaboradores seguem o que a companhia de fato defende em seus valores. Tudo que é falado pela gestão e RH devem ser cumpridos no dia a dia. Não é só da boca pra fora.
Uma boa cultura organizacional é aquela compreendida por todas as pessoas que fazem parte da empresa. Entendendo e se sentindo parte do que a organização defende em discurso e também em atitudes, os resultados só tendem a melhorar.
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