Voltar para o ínicio
O que é ESG nas empresas - ESG nas empresas - ESG - Auditoria ESG

O que é ESG nas empresas e como aplicá-la nos negócios

  • Business
  • 10, maio 2024
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

No mundo dos negócios, há dois temas que estão sendo cada vez mais tratados como cruciais para o sucesso: sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Nesse contexto, o ESG, que significa políticas ambientais, sociais e de governança, emerge ao juntar critérios que avaliam o desempenho das empresas nestas áreas.

Ao longo deste artigo você saberá mais sobre essa sigla tão importante, o que é ESG nas empresas, qual a importância dessas políticas e como aplicá-las em seu negócio. Boa leitura!

O que é ESG?

ESG é uma sigla que significa “Environmental, Social and Governance”, traduzindo, refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança que uma empresa adota para saber como está impactando a sociedade e o meio ambiente.

Assim, é possível realizar uma avaliação de como a empresa opera quando falamos das questões éticas e sustentáveis. Saiba a relevância do ESG para o seu negócio

Quais os princípios ESG?

Assim como toda e qualquer ferramenta utilizada no mundo dos negócios, o ESG engloba alguns princípios, sendo eles:

Ambiental

Engloba a avaliação do impacto da empresa no meio ambiente, como por exemplo, as medidas para reduzir a emissão de carbono, a gestão de resíduos e o uso sustentável de energia;

Social

O aspecto social foca no relacionamento da empresa com seus colaboradores, fornecedores, comunidade e stakeholders, englobando questões como diversidade, inclusão, engajamento comunitário e segurança do trabalho, por exemplo;

Governança

O foco desse princípio é a avaliação na estrutura de governança de um negócio, checando o nível de transparência, as práticas anticorrupção, ética, entre outros.

Como surgiu o ESG?

O ESG surgiu como forma de resposta à demanda por empresas responsáveis socialmente e ambientalmente. A agenda ambiental é comentada há muitos anos e, a partir disso, consumidores, reguladores e investidores começaram a se interessar pelo tema e exigir que as corporações tivessem mais transparência e responsabilidade.

O que é necessário para uma empresa ser ESG?

Até aqui você compreendeu o que é ESG nas empresas, mas o que é necessário para um negócio de fato ser ESG? Não há nenhum segredo, basta apenas que sejam integradas no dia a dia as práticas sustentáveis éticas em todas as operações. Ou seja, estabelecer políticas e procedimentos que tratem questões ambientais, sociais e de governança.

Qual a importância do ESG?

Além de ajudar a diminuir e até mesmo extinguir os riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança, o ESG possibilita uma proteção à reputação e longevidade do negócio, já que as boas práticas ESG ajudam a atrair investidores, consumidores e também talentos.

Como aplicar ESG nos negócios?

O primeiro passo é avaliar de forma verdadeira quais são os impactos atuais relacionados à questões das práticas ESG (ambiental, social e de governança). Com base nessas informações, é possível desenvolver as metas e estratégias que serão utilizadas para melhorar o desempenho nas áreas, como por exemplo a implementação de práticas anticorrupção, programas de diversidade e inclusão e também o investimento em energia renovável.

Conclusão

Conseguiu compreender o que é ESG nas empresas e a importância dessas práticas no seu negócio? Em um mercado amplamente competitivo, é cada vez mais necessário entender e aplicar essas práticas ambientais, sociais e governamentais, para não apenas contribuir para um futuro mais sustentável, mas também fortalecer a posição no mercado e, consequentemente, alcançar o sucesso a longo prazo.

Artigos semelhantes