Como aplicar a responsabilidade socioambiental empresarial
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Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter amplo conhecimento e se manter atualizado é um fator crucial para se destacar. A cultura lifelong learning pode ser uma das saídas para o colaborador e a própria empresa se tornar mais relevante. Saiba mais no texto abaixo.
Lifelong learning, em tradução literal, é o aprendizado ao longo da vida. É a prática de buscar conhecimento e se manter atualizado não só durante o período de formação acadêmica, mas sim de forma contínua.
A ideia é que, quem aprende, possa fazer isso em qualquer lugar e a qualquer momento, com tudo podendo ser um potencial de aprendizagem, como uma situação específica, uma pessoa, um software, entre outros.
É adaptar-se a atualizar-se constantemente para se adequar com a volatilidade do mundo de hoje, seja no âmbito pessoal quanto no profissional. E buscar essas habilidades pode trazer destaque para um colaborador, no cenário empresarial.
Há 4 pilares presentes no lifelong learning. São eles:
A importância do lifelong learning se dá pelo fato das constantes mudanças que ocorrem no mundo e no mercado de trabalho. Quando falamos em pessoas, buscar um aprendizado contínuo traz uma ampla qualificação sendo benéfico numa vaga de emprego como numa simples conversa com um amigo, por exemplo.
Já no ponto de vista empresarial, uma corporação deve sempre estar por dentro das tendências e tecnologias, que se atualizam de forma cada vez mais acelerada. A empresa que não se atualizar, corre o risco de perder relevância e até mesmo encerrar as atividades.
A empresa que deseja adotar o lifelong learning como parte da sua cultura organizacional, pode fazer isso de diferentes formas, como por meio de palestras, reuniões, webinars, workshops, treinamentos, cursos, entre outros.
Mas vale ressaltar que não basta apenas disponibilizar um conteúdo, é preciso estimular de forma contínua que os colaboradores façam desse aprendizado algo presente na rotina. Uma boa dica é sempre desenvolver materiais que estejam ligados com o dia a dia corporativo do funcionário e também com os objetivos dele.
Ter um aprendizado contínuo, ou lifelong learning, permite que a pessoa tenha um amplo arsenal para solucionar os mais diversos problemas tanto na parte pessoal quanto na profissional e isso ajudará o colaborador a se destacar diante dos outros.
Para as empresas, ter a prática presente na cultura organizacional possibilita obter relevância e valorização diante das demais corporações, mantendo-se constantemente atualizadas e conseguindo aproveitar e potencializar as melhores habilidades dos seus colaboradores, garantindo os melhores resultados possíveis. Já que falamos de buscar conhecimento a todo instante, que tal continuar aprendendo? Leia nosso artigo e saiba quais são os 5 princípios dessa metodologia de Lean Thinking.
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