Controle financeiro: Como essa gestão pode impactar sua empresa
Ter um bom controle financeiro empresarial pode ser a chave para alcançar o sucesso empresarial, já que a boa gestão das finanças permite uma melhor […]
Tornar o escopo mais legível pode ajudar e muito no desenvolvimento do projeto, já que ajuda a facilitar a compreensão do objetivo principal. Uma forma de se fazer essa definição visual é por meio da Estrutura Analítica de Projeto.
Neste artigo você irá conhecer o que é a EAP, quais os tipos existentes e os níveis. Além disso, também saberá como criá-la e quais as vantagens que trará para os gestores. Boa leitura!
A Estrutura Analítica de Projeto, ou simplesmente EAP, é uma forma de detalhar visualmente um projeto, organizando os entregáveis em níveis diferentes, ajudando a facilitar a compreensão de cada etapa e como um todo.
Essa é uma ótima ferramenta para que se possa organizar o escopo de forma hierárquica, sendo possível visualizar melhor e identificar quais as dependências para a realização dele. Ou seja, é uma forma de substituir uma lista de tarefas, por exemplo.
Existem dois tipos de Estrutura Analítica de Projeto. São eles:
Uma Estrutura Analítica de Projetos se divide em níveis. Estes são utilizados para separar as dependências e, como cada projeto tem sua especificidade, os níveis podem variar de acordo com a necessidade.
Geralmente é dividida em 3 principais níveis, sempre com os demais níveis sendo vinculados ao objetivo principal.
Para ser criada sem problemas, uma Estrutura Analítica de Projetos deve conter todos os detalhes possíveis que envolvem o projeto e precisa ter os seguintes tópicos:
Os gestores garantem diversas vantagens ao utilizar uma Estrutura Analítica de Projetos, como a simplificação do trabalho, tornando-o mais direto, a visualização legível dos projetos e pontos de verificação durante as etapas.
Além disso, também garante que apenas tarefas realmente necessárias sejam utilizadas. E o melhor, permite a identificação de riscos em potencial, já que simplifica a forma de visualizar o escopo de forma detalhada e como um todo.
Com a utilização da Estrutura Analítica de Projetos, um gestor garante o melhor gerenciamento, sendo a melhor forma de organizar e visualizar os escopos, facilitando o alcance do objetivo principal designado, sem a perda de tempo e dinheiro.
Gostou do texto e quer continuar aprendendo? Confira nosso artigo sobre Os 5 princípios do lean thinking.
Ter um bom controle financeiro empresarial pode ser a chave para alcançar o sucesso empresarial, já que a boa gestão das finanças permite uma melhor […]
Muito mais do que apenas realizar cálculos, o profissional da contabilidade pode ser o melhor aliado na hora de tomar decisões estratégicas, além de garantir […]
O ato de empreender está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, como oportunidade para ter um novo negócio, mas muitas das vezes […]