Voltar para o ínicio

5 princípios do Lean Thinking

  • Business
  • 11, agosto 2022
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Economizar tempo e dinheiro é um dos principais objetivos de toda empresa, já que é algo essencial na hora de fechar o caixa. E para isso existe uma metodologia que pode ajudar a solucionar esse problema e ainda garantir a satisfação do consumidor final. Você conhece o Lean Thinking? É uma metodologia que reúne técnicas pensadas em otimizar todo o processo de produção, a fim de reduzir ao máximo os custos e gerar valor ao cliente, por meio de uma gestão de qualidade.

Continue a leitura para entender melhor o que é, quais os princípios e os benefícios de implementar em sua empresa.

 

O que é Lean Thinking?

Quando falamos em produção, as empresas sempre buscam diminuir ao máximo o desperdício, já que isso é sinal de perda de dinheiro. A satisfação do cliente final também é o objetivo e é exatamente aí que entra o Lean Thinking.

Essa metodologia tem como propósito gerar valor ao consumidor, enquanto reduz ao máximo os custos da companhia, por meio da melhor utilização dos recursos, evitando qualquer desperdício, ao mesmo tempo em que não se perde a qualidade do produto.

 

Princípios do Lean Thinking

 

A metodologia Lean Thinking utiliza estratégias para chegar aos melhores resultados, e elas são baseadas em 5 princípios:

Valor

Entender o que é valor para o cliente é um dos principais pilares da técnica. É nesse momento de pesquisa que você busca compreender o que o cliente realmente precisa e como aquilo irá mudar a vida dele. Para ajudar, é essencial ter um ótimo relacionamento com o consumidor final.

 

Fluxo de valor

Identificar e mapear o fluxo de valor, ou seja, as etapas de produção. Desta forma, será possível eliminar processos não essenciais, causando a redução dos desperdícios, trazendo economia ao caixa da empresa.

 

Fluxo Contínuo

Criar um fluxo contínuo de produção com mais agilidade e eficiência, levando em consideração os processos essenciais identificados na etapa anterior, visando um trabalho otimizado.

 

Produção Puxada

Deixar o mínimo de produto em estoque, ou seja, é como ter uma produção sob demanda, em que você já sabe o que o cliente quer, tendo a certeza da compra, sem a necessidade de persuadi-lo. Assim, não será necessário fazer queima de estoques, o que aumentará os lucros.

 

Perfeição

A empresa sempre deve buscar a melhoria contínua de processos, ou seja, a perfeição, e isso pode ser feito utilizando o método Kaizen, em que o objetivo é o aprimoramento diário, chegando assim, a um significativo aumento na produtividade.

 

Saiba os benefícios do Lean Thinking

 Os principais benefícios em aplicar o Lean Thinking em sua empresa é a economia, tanto em tempo quanto em dinheiro e, como já falamos no início do texto, a redução de custos é algo que toda organização busca.

Com a técnica também ocorre a otimização de todas as etapas envolvidas em um processo de produção, assim, será possível produzir mais utilizando menos e garantir que não haja desperdício. 

Além disso, o mais importante é a satisfação do cliente. Sabendo exatamente qual a real necessidade do consumidor, será possível entregar algo que de fato irá ajudá-lo a resolver algo, trazendo, além de tudo, fidelidade.

Viu só como a metodologia Lean Thinking pode ser uma perfeita aliada na hora de reduzir custos, gerar valor ao cliente e dar mais credibilidade à empresa? Vale lembrar que é de suma importância que a equipe gestora compreenda bem a técnica antes de implementá-la.

Quer ficar por dentro de tudo que permeia o ambiente corporativo? Não deixe de ler nosso texto sobre o que é ESG e qual sua relevância para as empresas.

 

 

Artigos semelhantes