Como aplicar a responsabilidade socioambiental empresarial
Não há dúvidas que existe uma preocupação com os impactos sociais e ambientais e que isso já consta nas agendas corporativas. Isso ocorre não só […]
Em uma sociedade cada vez mais preocupada com a preservação ambiental, organizações que não se preocupam com o impacto que causa na natureza perdem espaço no mercado. Por outro lado, quem pratica a sustentabilidade empresarial se aproxima mais dos investidores, clientes e próprios funcionários.
Mas você sabe qual a importância de investir nas práticas sustentáveis? Confira no texto abaixo.
A sustentabilidade empresarial tem sido cada vez mais cobrada por clientes, investidores e órgãos ambientais, afinal, esse é um tema altamente relevante e que deve ser levado a sério pelos gestores e executivos de uma organização.
Ela pode ser definida como uma série de boas práticas realizadas pelas instituições, com o objetivo de causar o menor impacto possível ao meio ambiente, ao mesmo tempo que tem atitudes éticas, visando o crescimento econômico e desenvolvimento sustentável da sociedade.
É de suma importância, pois é preciso que os recursos naturais sejam utilizados de forma mais responsável, afinal, eles são limitados. A ideia é que a geração atual possa suprir suas necessidades sem que as futuras gerações sejam prejudicadas.
ESG é um conjunto de ações que as empresas praticam para além das questões financeiras e ele possui o que é considerado o tripé da sustentabilidade empresarial: Econômico, Social e Ambiental.
Organizações que praticam e vivem a sustentabilidade empresarial traz diversos benefícios à instituição, como o melhor relacionamento com os clientes, fornecedores e investidores, já que está cada vez mais frequente a escolha por companhias que se preocupam com o meio ambiente.
Além disso, há uma diminuição nos custos de produção, já que ocorrem ações que visam a reciclagem, reutilização de energia (ou uso de energias consideradas mais “verdes”), a redução do desperdício e de gastos também é um ponto favorável ao caixa.
A sustentabilidade empresarial também beneficia o ambiente de trabalho, que se torna mais saudável e, com colaboradores mais satisfeitos, consequentemente o trabalho entregue será melhor, ou seja, aumento da produtividade e dos lucros.
Não podemos deixar de fora um dos principais focos dessas ações, que é a preservação ambiental, o que melhora a qualidade de vida da nossa e das próximas gerações. Isso melhora a imagem da empresa com a comunidade e com o mercado.
A sustentabilidade empresarial, como mostramos a você, só traz benefícios à empresa, mas não só a ela, como à sociedade em geral, por isso, os executivos e gestores devem aplicar as ações em suas rotinas, permitindo a inovação e o crescimento do negócio.
Continue aprendendo com a gente. Saiba mais sobre os 3 pilares da sustentabilidade empresarial e como adotá-los na sua empresa.
Não há dúvidas que existe uma preocupação com os impactos sociais e ambientais e que isso já consta nas agendas corporativas. Isso ocorre não só […]
No mundo dos negócios, há dois temas que estão sendo cada vez mais tratados como cruciais para o sucesso: sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Nesse contexto, […]
Já pensou em ter uma ferramenta capaz de permitir aos gestores entenderem de forma aprimorada a saúde financeira do seu negócio e ainda identificar tendências? […]