Voltar para o ínicio
ROL - o que é ROL - Retorno Sobre o Aprendizado

ROL: Como mensurar o retorno de aprendizado em seu negócio

  • Artigos
  • 31, janeiro 2023
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Investir em busca de melhores resultados é algo que precisa ser feito por todo empreendedor, afinal, o aprimoramento contínuo e o acompanhamento das tendências devem ser feitos a todo momento. Uma das métricas que podem ser utilizadas para análise desses investimentos é o ROL.

Mas afinal, o que é ROL? Neste texto você saberá melhor sobre ele, os benefícios e como a mensuração dele é feita. Boa leitura.

O que é ROL?

ROL é a sigla de Return on Learning, que em português significa Retorno Sobre o Aprendizado. Essa é uma métrica utilizada para que se possa mensurar o conhecimento que os colaboradores de uma empresa obtiveram.

Esse conhecimento abrange tanto as técnicas necessárias para se realizar as atividades da instituição, quanto o entendimento sobre os clientes, concorrentes e também as tendências de mercado.

Todo esse entendimento adquirido é chamado de insights, que são basicamente ideias, compostas por informações e dados que ainda não foram analisados, devendo ser refinados para que possam finalmente se transformar em ações.

O ROL serve para a análise dos insights, se eles estão rendendo ou não. Setores específicos geram insights específicos, como por exemplo, a equipe de marketing, que tem mais capacidade de conhecimento sobre o mercado e os concorrentes.

Benefícios do retorno de aprendizado

O ROL está ligado ao conhecimento e, este, tende a trazer vantagens competitivas no mercado, tanto para o profissional, quanto para a empresa. E ele pode ser utilizado para:

  • Avaliação do que está dando certo e errado;
  • Antecipação de tendências, permitindo que a empresa fique à frente da concorrência;
  • Observação de mudanças no mercado e ajustar as estratégias da empresa;
  • Identificação de oportunidades para expansão do negócio.

Como mensurá-lo?

Pode parecer impossível calcular as métricas de algo como o conhecimento, mas é possível fazê-lo. Para isso, primeiro precisamos entender sobre a métrica ROI, que é o Retorno Sobre o Investimento.

O ROI relaciona o custo e o benefício de um investimento. No caso do ROL, esse investimento é o aprendizado, ou seja, será analisado qual o retorno que investir em um treinamento específico para uma equipe trouxe.

Por exemplo, digamos que a empresa realize um treinamento para a equipe de vendas, com o objetivo de alavancar os resultados. O ROL levará em conta o custo do treinamento e qual foi o retorno do faturamento durante o período de aplicação.

O nível do ROL é o que determinará se o investimento, de fato, está dando retorno. Caso esteja baixo, é possível que a empresa não esteja focada em gerar conhecimento suficiente ou que este conhecimento não resulte em ações concretas.

Uma dica para a empresa engajar seus colaboradores é deixar claro que todo insight é bem-vindo, não há certo ou errado. Também é preciso promover a escuta, de clientes, fornecedores e de diferentes setores da própria empresa.

Além disso, é preciso que haja um estímulo e a valorização da troca de ideias entre os funcionários, afinal, toda ideia merece ser escutada, principalmente de quem trabalha no dia a dia do negócio.

O conhecimento é um dos principais fatores na hora de se obter vantagens, principalmente num mercado tão competitivo, por isso, investir no aprendizado dos colaboradores é essencial para se manter vivo e à frente dos concorrentes.

Os gestores e empreendedores devem acompanhar de perto esse processo para saber se o caminho trilhado está dando certo, e a análise das métricas do ROL serão um ótimo guia para isso.

Engajar os colaboradores é um papel da empresa e isso se dá por meio das atitudes. Confira nosso artigo sobre Cultura organizacional e saiba da importância de influenciar os funcionários e guiá-los de acordo com os objetivos e valores do seu negócio.

Artigos semelhantes