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Tipos de cultura organizacional - Cultura Organizacional

4 tipos de cultura organizacional que sua empresa deve conhecer

  • Artigos
  • 8, janeiro 2024
  • 3 min de leitura
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A cultura organizacional é um elemento vital que molda a identidade de uma empresa. Ela desempenha papel crucial na forma como os funcionários percebem o ambiente de trabalho e, sendo positiva, é o caminho para garantir o sucesso. E hoje você vai conhecer os tipos de cultura organizacional, os níveis e os benefícios para a empresa.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional refere-se ao conjunto de normas, crenças, valores e comportamentos que são compartilhados dentro de uma empresa, ou seja, ela é quem representa a identidade da organização.

Ela pode ser expressa de forma explícita ou implícita, sendo a primeira uma declaração de missão, visão e valores, por exemplo, e a segundo em comportamentos rotineiros que definem a forma como as decisões são tomadas. 

Existem 4 tipos de cultura organizacional: do poder, de papéis, de tarefas e de pessoas. Abordaremos com mais detalhes ao longo do artigo.

Níveis da cultura organizacional

A cultura organizacional é dividida em três categorias principais e referem-se aos diferentes graus de consciência e integração da cultura dentro do negócio. Veja abaixo:

Artefatos

Artefatos ou simbólicos, são aspectos visíveis externamente, como logotipos, rituais, cerimônias, vestimentas, entre outros.

Valores compartilhados

Não são só os elementos visíveis que fazer parte de uma cultura organizacional, os valores, crenças e comportamentos são aceitos e praticados de forma compartilhada dentre os colaboradores.

Pressupostos

Este nível pode não ser observável e até um pouco difícil de compreendê-lo, mas é o aspecto que consiste em pressupostos básicos e inconscientes que orientam tanto o comportamento quanto as tomadas de decisões.

Tipos de cultura organizacional

Agora que você já conhece o conceito e os níveis, é hora de aprender quais são os tipos de cultura organizacional. Vale ressaltar que uma empresa pode utilizar elementos de mais de um tipo, criando uma cultura híbrida e que pode até mesmo ser única.

Cultura do Poder

A cultura de poder tem como característica a tomada de decisão centralizada, seja em uma única pessoa ou em um grupo de pessoas. Isso torna as decisões mais rápidas e eficientes.

Cultura de Papéis

Já na cultura de papéis, a estrutura da organização se dá de forma hierárquica, em que cada colaborador tem suas funções e responsabilidades claramente definidas. Procedimentos e regras estabelecidos devem ser seguidos, o que torna a operação eficiente, ao mesmo tempo em que há uma falta de flexibilidade.

Cultura de Tarefas

A cultura de tarefas pode ser adotada quando se tem algum projeto para realizar ou objetivo específico para alcançar. A estrutura organizacional é flexível e temporária, o que resulta em equipes multidisciplinares. Isso promove a inovação, mas também resulta em falta de continuidade.

Cultura de Pessoas

O último dos tipos de cultura organizacional que vamos abordar é a cultura de pessoas, que dá ênfase nas necessidades e aspirações individuais, dando também autonomia, já que tem pouca hierarquia formal. Assim, o ambiente de trabalho se torna criativo e inovador. Mas é preciso tomar cuidado para evitar a falta de direção e coordenação central.

Quais os benefícios da cultura organizacional

A cultura organizacional possui diversos benefícios e que impactam vários aspectos do funcionamento do negócio, possibilitando trilha para o sucesso. Confira algumas das vantagens:

Atração e retenção de talentos

A empresa que possui uma cultura organizacional forte e positiva, se torna um diferencial na hora de atrair e reter colaboradores talentosos, já que esses candidatos buscam organizações que compartilham dos mesmos valores que eles. Se sentindo valorizados e conectados com o que a empresa defende, dificilmente buscarão oportunidades em outras organizações.

Melhor ambiente de trabalho

Com uma cultura que valoriza a colaboração e cooperação dos funcionários, a empresa consegue fazer com que eles se engajem cada vez mais, comprometendo-se com o sucesso da organização.

Produtividade

Com mais colaboração, comunicação eficaz e um ambiente de trabalho positivo, a produtividade tende a aumentar, já que os colaboradores trabalham de forma mais leve e eficiente quando são motivados e apoiados.

Satisfação do cliente

Com funcionários satisfeitos e comprometidos em entregar o melhor serviço, o cliente final também acaba sendo beneficiado, o que aumenta a satisfação e fidelidade. Consequentemente, a reputação da marca se torna positiva, fortalecendo a posição da empresa perante o mercado.

Conclusão

Pronto! Você aprendeu quais os tipos de cultura organizacional e a importância deles para a empresa. Lembre-se que com uma cultura positiva o sucesso está praticamente garantido, já que em um ambiente saudável e motivador, influencia e muito na entrega e colaboração dos funcionários na entrega dos trabalhos.

Mas não é só a cultura organizacional que traz resultados positivos, realizar uma auditoria também colabora na hora de se destacar no mercado, melhorando a gestão e os processos. Confira o artigo sobre Auditoria interna e externa e saiba a importância para a empresa e as diferenças entre elas.

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