Planejamento tributário: O que é e como realizá-lo
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A cultura organizacional é um elemento vital que molda a identidade de uma empresa. Ela desempenha papel crucial na forma como os funcionários percebem o ambiente de trabalho e, sendo positiva, é o caminho para garantir o sucesso. E hoje você vai conhecer os tipos de cultura organizacional, os níveis e os benefícios para a empresa.
Cultura organizacional refere-se ao conjunto de normas, crenças, valores e comportamentos que são compartilhados dentro de uma empresa, ou seja, ela é quem representa a identidade da organização.
Ela pode ser expressa de forma explícita ou implícita, sendo a primeira uma declaração de missão, visão e valores, por exemplo, e a segundo em comportamentos rotineiros que definem a forma como as decisões são tomadas.
Existem 4 tipos de cultura organizacional: do poder, de papéis, de tarefas e de pessoas. Abordaremos com mais detalhes ao longo do artigo.
A cultura organizacional é dividida em três categorias principais e referem-se aos diferentes graus de consciência e integração da cultura dentro do negócio. Veja abaixo:
Artefatos ou simbólicos, são aspectos visíveis externamente, como logotipos, rituais, cerimônias, vestimentas, entre outros.
Não são só os elementos visíveis que fazer parte de uma cultura organizacional, os valores, crenças e comportamentos são aceitos e praticados de forma compartilhada dentre os colaboradores.
Este nível pode não ser observável e até um pouco difícil de compreendê-lo, mas é o aspecto que consiste em pressupostos básicos e inconscientes que orientam tanto o comportamento quanto as tomadas de decisões.
Agora que você já conhece o conceito e os níveis, é hora de aprender quais são os tipos de cultura organizacional. Vale ressaltar que uma empresa pode utilizar elementos de mais de um tipo, criando uma cultura híbrida e que pode até mesmo ser única.
A cultura de poder tem como característica a tomada de decisão centralizada, seja em uma única pessoa ou em um grupo de pessoas. Isso torna as decisões mais rápidas e eficientes.
Já na cultura de papéis, a estrutura da organização se dá de forma hierárquica, em que cada colaborador tem suas funções e responsabilidades claramente definidas. Procedimentos e regras estabelecidos devem ser seguidos, o que torna a operação eficiente, ao mesmo tempo em que há uma falta de flexibilidade.
A cultura de tarefas pode ser adotada quando se tem algum projeto para realizar ou objetivo específico para alcançar. A estrutura organizacional é flexível e temporária, o que resulta em equipes multidisciplinares. Isso promove a inovação, mas também resulta em falta de continuidade.
O último dos tipos de cultura organizacional que vamos abordar é a cultura de pessoas, que dá ênfase nas necessidades e aspirações individuais, dando também autonomia, já que tem pouca hierarquia formal. Assim, o ambiente de trabalho se torna criativo e inovador. Mas é preciso tomar cuidado para evitar a falta de direção e coordenação central.
A cultura organizacional possui diversos benefícios e que impactam vários aspectos do funcionamento do negócio, possibilitando trilha para o sucesso. Confira algumas das vantagens:
A empresa que possui uma cultura organizacional forte e positiva, se torna um diferencial na hora de atrair e reter colaboradores talentosos, já que esses candidatos buscam organizações que compartilham dos mesmos valores que eles. Se sentindo valorizados e conectados com o que a empresa defende, dificilmente buscarão oportunidades em outras organizações.
Com uma cultura que valoriza a colaboração e cooperação dos funcionários, a empresa consegue fazer com que eles se engajem cada vez mais, comprometendo-se com o sucesso da organização.
Com mais colaboração, comunicação eficaz e um ambiente de trabalho positivo, a produtividade tende a aumentar, já que os colaboradores trabalham de forma mais leve e eficiente quando são motivados e apoiados.
Com funcionários satisfeitos e comprometidos em entregar o melhor serviço, o cliente final também acaba sendo beneficiado, o que aumenta a satisfação e fidelidade. Consequentemente, a reputação da marca se torna positiva, fortalecendo a posição da empresa perante o mercado.
Pronto! Você aprendeu quais os tipos de cultura organizacional e a importância deles para a empresa. Lembre-se que com uma cultura positiva o sucesso está praticamente garantido, já que em um ambiente saudável e motivador, influencia e muito na entrega e colaboração dos funcionários na entrega dos trabalhos.
Mas não é só a cultura organizacional que traz resultados positivos, realizar uma auditoria também colabora na hora de se destacar no mercado, melhorando a gestão e os processos. Confira o artigo sobre Auditoria interna e externa e saiba a importância para a empresa e as diferenças entre elas.
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