Controle financeiro: Como essa gestão pode impactar sua empresa
Ter um bom controle financeiro empresarial pode ser a chave para alcançar o sucesso empresarial, já que a boa gestão das finanças permite uma melhor […]
A revisão tributária é uma forma de diagnosticar a situação dos impostos em uma companhia. Sabemos que a cobrança de tarifas e afins no Brasil é uma das mais pesadas do mundo.
Além disso, cumprir todas as leis e processos burocráticos pode ser bastante complexo. Nesse cenário, muitas empresas sofrem com problemas com o fisco. No entanto, existe um outro lado: boa parte das companhias paga mais do que deve!
Por esse motivo, a revisão tributária ajuda tanto a perceber erros como a otimizar a gestão de impostos. Mais um ponto importante: ela não envolve processos judiciais.
Diante disso, os trâmites fluem mais rápido, uma vez que são apenas procedimentos administrativos. Assim, é possível injetar dinheiro em caixa de forma rápida e segura. Quer saber mais? Então confira nosso post!
A revisão tributária é uma averiguação detalhada na situação tributária. Dessa forma, ela rastreia as irregularidades e detecta as chances de benefícios e isenções. Por isso, podemos dizer que esse serviço é uma consultoria empresarial especializada em impostos.
Como consequência, ela representa um expressivo reforço para o caixa.
A revisão tributária proporciona muitas vantagens, principalmente a recuperação de dinheiro que antes era perdido, muitas vezes sem ser notado. Mas não é só isso. A seguir, listamos alguns bons motivos para promover uma auditoria desse tipo na sua empresa:
A empresa consegue resgatar débitos indevidos e restituir créditos fiscais. Por esse motivo, a revisão tributária traz um alívio para a gestão financeira.
A empresa é informada sobre erros e inconsistências no pagamento de impostos. Assim, é viável corrigir as distorções e reduzir os prejuízos.
A revisão tributária pode ser acompanhada de um planejamento tributário. Ou seja, além de revisar a situação atual, a organização pode pensar melhor o futuro fiscal. Isso inclui escolher modalidades de tributação mais vantajosas para cada negócio e faturamento.
Além disso, é realizada pesquisa em estados e municípios para aproveitar melhor os incentivos e isenções fiscais.
Com a revisão tributária, a empresa recupera valores a mais, mas também consegue evitar pagamentos indevidos posteriormente. Desse modo, a tendência é a redução dos gastos com tributações.
Com a entrada de novos recursos financeiros, a empresa ganha maior potencial de investimentos. Além disso, como a revisão tributária geralmente é no modelo de terceirização, sobra mais tempo para as equipes internas. Ou seja, o time contábil e administrativo pode focar em assuntos mais relevantes e estratégicos.
Como já dissemos, muitas empresas pagam impostos a mais do que deveriam e não sabem. Então, a Revisão Tributária é um conjunto de procedimentos administrativos para reaver esses valores.
O trabalho é um rastreamento feito pelos consultores. Assim, eles vão procurar equívocos, inconsistências e novas oportunidades. Depois de identificar problemas e soluções, cria-se um plano de ação. Em seguida, os técnicos iniciam os procedimentos burocráticos necessários.
Geralmente, a Revisão Tributária relata a condições da empresa em relação a impostos municipais, estaduais e federais. Em outras palavras, é tudo muito personalizado e objetivo.
Muitos gestores podem ficar na dúvida em como escolher a empresa de Revisão Tributária. Nesse contexto, um dos primeiros conselhos é procurar empresas com especialistas experientes em contabilidade.
Além disso, verifique se a prestadora de serviços oferece tecnologia. Atualmente, as organizações de ponta no setor contam com softwares potentes focados em apuração de impostos. Aliás, diversos desses programas de informática têm conexão com sites dos órgãos de arrecadação.
Mais um diferencial interessante é o suporte especializado. Dessa forma, prefira corporações com assessores contábeis e jurídicos à disposição. Outro quesito que pode fazer a diferença é a cobrança Success Fee. Nesse modelo, a empresa paga um proporcional sobre o resultado de compensações. Ou seja, é praticamente investimento zero para começar.
Portanto, a Revisão Tributária é uma forma de modernizar e levar estratégia para o pagamento de impostos. Nesse contexto, a cada 6 meses vale a pena contratar um verdadeiro pente fino como esse.
Afinal, é um modo de recuperar dinheiro rapidamente, com segurança e tudo dentro da lei. Quer saber o que mais é possível obter com orientações fiscais e contábeis? Então confira também nosso post com o tema “Conheça a PGBR!”.
Ter um bom controle financeiro empresarial pode ser a chave para alcançar o sucesso empresarial, já que a boa gestão das finanças permite uma melhor […]
Muito mais do que apenas realizar cálculos, o profissional da contabilidade pode ser o melhor aliado na hora de tomar decisões estratégicas, além de garantir […]
O ato de empreender está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, como oportunidade para ter um novo negócio, mas muitas das vezes […]