Controle financeiro: Como essa gestão pode impactar sua empresa
Ter um bom controle financeiro empresarial pode ser a chave para alcançar o sucesso empresarial, já que a boa gestão das finanças permite uma melhor […]
O mercado mundial cresce a todo momento, tornando-o muito disputado e as empresas precisam utilizar estratégias para que seus negócios se expandam e se tornem ainda mais competitivos. Uma delas é o processo de M&A, que visa aumentar a competitividade no mercado. Desta forma, empresas podem se unir, juntando o que tem de melhor a oferecer, para aperfeiçoar suas operações e alavancar seus lucros.
Quer entender mais sobre esse tema? Continue a leitura do texto que a PGBR preparou para você!
O processo de M&A (Mergers and Acquisitions), é um termo que significa a fusão ou aquisição de empresas, sendo uma maneira que permite o crescimento da companhia, podendo mudar sua posição no mercado e causando um melhor desenvolvimento.
É um processo que consolida um negócio por meio de transações financeiras, permitindo que as empresas sejam compradas, vendidas ou concentradas. Por mais que pareça ser algo para corporações multinacionais, ele ocorre também em pequenas e médias organizações.
A fusão de empresas significa a junção de duas ou mais empresas em uma nova corporação, combinando estratégias para aumentar seus negócios. No processo de M&A existem 5 tipos fusões, saiba mais abaixo:
Já a aquisição se dá quando uma companhia obtém participação majoritária ou total sobre a outra, o que não significa que uma das marcas seja extinta. Durante a negociação no processo de M&A, serão acertados todos os termos entre as companhias.
Ela pode ocorrer de duas maneiras diferentes: por meio da “Compra de ações”, que acontece quando uma organização adquire uma parte ou todas as ações de outra ou pela “Compra de ativos”, quando quem faz a aquisição obtém os ativos líquidos da outra empresa.
Para que o processo de M&A seja concretizado com sucesso, é preciso seguir uma série de procedimentos, a fim de detalhar e avaliar todos os objetivos da negociação.
Em via de regra, o contrato de confidencialidade e o memorando de informações estão presentes no processo inicial. As principais etapas para a fusão ou aquisição de empresas são:
Aqui no Brasil, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), é responsável por fiscalizar todo o processo de M&A, para evitar a formação de monopólios e abusos econômicos.
Por mais complexo e burocrático que seja todo esse procedimento, vale ressaltar que, por meio do processo de M&A, as empresas podem se tornar mais competitivas, expandindo-se e atingindo novos segmentos.
Ou seja, essa é uma excelente estratégia para alavancar seus lucros, reduzir custos e fortalecer sua atuação no mercado. Você deseja se manter atualizado sobre esses assuntos? Acompanhe as redes sociais da PGBR
Ter um bom controle financeiro empresarial pode ser a chave para alcançar o sucesso empresarial, já que a boa gestão das finanças permite uma melhor […]
Muito mais do que apenas realizar cálculos, o profissional da contabilidade pode ser o melhor aliado na hora de tomar decisões estratégicas, além de garantir […]
O ato de empreender está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, como oportunidade para ter um novo negócio, mas muitas das vezes […]