Planejamento tributário: O que é e como realizá-lo
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É muito comum que pequenas e médias empresas façam a parte contábil por conta própria, porém, erros podem acontecer, trazendo grandes prejuízos. Lidar com questões burocráticas e legais é papel do contador e é preciso que a organização invista neste funcionário e neste setor. Mas você sabe o que é contabilidade?
Neste artigo você ficará por dentro de tudo sobre uma das mais importantes áreas de uma empresa. Boa leitura!
A área contábil estuda e pratica métodos e técnicas usadas para registrar a movimentação financeira de uma companhia, ajudando a tomar decisões importantes com seus relatórios que relatam a situação patrimonial da firma.
Saber o que é contabilidade se torna essencial para a empresa que deseja manter análises concisas e precisas sobre a realidade vivida na organização, já que é este setor que estuda e pratica as funções de controle, registro e orientação quanto à administração econômica do negócio.
O contador executa as tarefas técnicas das finanças, gerenciando a parte contábil, trabalhista, patrimonial, econômica e tributária de uma empresa, auxiliando com relatórios e também como consultor para plena manutenção da instituição.
São muitas as leis e normas quanto à tributação, pagamento e contabilidade e esse importante especialista se torna um ótimo guia para que a organização esteja trabalhando legalmente, evitando problemas jurídicos e fiscais.
Sabendo o que é contabilidade, você já pode perceber seus benefícios, mas vamos reforçar essa informação para ficar ainda mais nítido como essa área pode contribuir para o perfeito funcionamento da sua empresa:
Ao registrar, processar e analisar todas as informações econômicas e patrimoniais de uma empresa, a contabilidade consegue nortear os gestores quanto a saúde do negócio, orientando-os nas tomadas de decisões.
É este setor também quem providencia e emite os relatórios, balancetes e demonstrativos tanto para o controle interno quanto para o fisco e é extremamente importante para a evolução do negócio, que ele esteja atuando dentro da lei, já que as punições envolvem o fechamento da empresa.
Até aqui você aprendeu o que é contabilidade e sua importância então, neste tópico, vamos falar sobre as principais funções dela dentro da empresa que, como você já pode ler ao longo do artigo, começa pelo registro e acompanhamento das movimentações econômicas da firma.
Esse controle financeiro realizado pelo contador permite que as empresas tenham mais chances de conseguir um empréstimo ou financiamento, por exemplo, além de traduzir melhor as informações do fluxo de caixa, dando dicas de como organizá-lo corretamente.
O auxílio nas obrigações acessórias também é uma das funções da contabilidade, e estas devem ser entregues sempre dentro do prazo, fazendo com que a empresa esteja sempre em dia com a Receita Federal.
Uma outra importante função da contabilidade é o plano tributário. Com ele, é possível encontrar uma maneira legal de pagar menos tributos ao optar pelo regime mais indicado. É importante rever esse regime de tempos em tempos, já que o faturamento dos negócios tendem a mudar ao longo dos anos.
Conseguiu entender o que é contabilidade? Ela é essencial para o desenvolvimento do negócio, já que apresenta uma riqueza de dados e fatos sobre a realidade da empresa, auxiliando na tomada de decisões por parte dos gestores.
Gostou e quer aprender mais? Confira nosso artigo sobre Conciliação contábil e conheça as etapas e aplicações do processo.
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