Como aplicar a responsabilidade socioambiental empresarial
Não há dúvidas que existe uma preocupação com os impactos sociais e ambientais e que isso já consta nas agendas corporativas. Isso ocorre não só […]
Ter mais agilidade e excelência na entrega de um produto final ou melhoria na prestação de serviços deve ser um dos principais objetivos de uma empresa. Você pode alcançar isso por meio do redesenho de processos.
Já sabe do que se trata, qual a importância de aplicar essa estratégia e quando realizá-la? Iremos te explicar tudo isso durante o texto, além de mostrar quais as etapas necessárias para sua realização.
O redesenho de processos é uma estratégia que tem como principal objetivo corrigir erros identificados nas etapas de uma produção ou prestação de serviço, a fim de reduzir custos e tornar mais eficiente o trabalho da organização.
Por meio da implementação das melhorias, é possível acelerar o tempo de tomada de decisão do funcionário de um determinado setor, até a melhor análise de um gestor, já que todos os gargalos serão resolvidos.
Além de tornar as atividades da empresa mais eficientes e da redução dos custos, há diversos outros benefícios em realizar o redesenho de processos, como por exemplo a redução dos riscos, já que haverá uma padronização nas etapas, o que diminui erros.
Também é possível melhorar a capacidade de resolver problemas, pois a visualização de ponta a ponta permite identificar de forma mais fácil a origem de uma adversidade, impactando minimamente a produtividade e acabando de uma vez com esse obstáculo, e não apenas de forma pontual.
Com o aumento da qualidade tanto do produto quanto do serviço prestado, o cliente e até mesmo os próprios funcionários poderão ficar mais satisfeitos, agregando ainda mais valor à empresa.
Até aqui já falamos sobre o que se trata e também a importância de realizar o redesenho de processos, mas quando deve-se realizá-lo? Bom, sempre que se identifica uma uma diminuição na qualidade, se os setores estão precisando refazer um trabalho ou se há problemas na otimização.
Se você identificar algum desses problemas na sua empresa, é o momento da realização do redesenho de processos e, para te ajudar na aplicação da estratégia, iremos mostrar quais as etapas envolvidas logo abaixo.
O primeiro passo para a realização do redesenho de processos é o mapeamento dos procedimentos realizados atualmente na empresa. Isso é feito por meio da coleta de dados, utilizando documentos, observando e anotando as rotinas e entrevistando os colaboradores.
Feito o mapeamento, entenda todas as etapas de trabalho e identifique se é possível simplificá-las, já que um número muito grande de procedimentos aumenta a burocracia e pode até causar erros e atrasos.
A etapa seguinte envolve a identificação dos problemas nos processos atuais da empresa, como os gargalos, desperdícios, erros recorrentes, entre outros. Tudo que atrapalha, de alguma forma, a eficiência e eficácia das entregas deve ser anotado.
O próximo é a implementação do redesenho de processos. Essa é a etapa que mais pode demorar para ser realizada, já que os colaboradores podem sentir dificuldades nas novas formas de trabalho e também pode haver a necessidade de investimento de recursos.
Mas não basta apenas implementar, é preciso fazer um monitoramento de tudo que foi implementado, a fim de saber se os resultados estão sendo atingidos conforme o esperado e que os processos redesenhados continuem sendo executados.
Realizar um redesenho de processos na sua empresa é muito benéfico para aprimorar e potencializar todos os procedimentos realizados, garantindo a satisfação do cliente final e permitindo que haja uma redução de custos e de desperdícios. Mas não se esqueça de acompanhar de perto após a implementação, para garantir a melhoria contínua.
Gostou do conteúdo? Continue aprendendo com a gente e leia nosso artigo sobre End-to-end para descobrir como é a aplicação desse processo nas empresas.
Não há dúvidas que existe uma preocupação com os impactos sociais e ambientais e que isso já consta nas agendas corporativas. Isso ocorre não só […]
No mundo dos negócios, há dois temas que estão sendo cada vez mais tratados como cruciais para o sucesso: sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Nesse contexto, […]
Já pensou em ter uma ferramenta capaz de permitir aos gestores entenderem de forma aprimorada a saúde financeira do seu negócio e ainda identificar tendências? […]