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Cultura organizacional

Cultura Organizacional: O que é e como aplicá-la na empresa

  • Business
  • 2, janeiro 2024
  • 4 min de leitura
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Valores, normas, crenças, práticas e comportamentos compartilhados pelos colaboradores é o que molda a identidade de uma empresa. Esse conjunto é representado pela cultura organizacional, que desempenha um papel crucial na forma como os funcionários percebem o ambiente de trabalho.

Neste artigo você aprenderá mais sobre a cultura organizacional, a importância para a empresa e ainda alguns exemplos. Vamos aprender?

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o que influencia como os membros de uma empresa percebem e interagem uns com os outros, além de como respondem às oportunidades e aos desafios. Isso é feito porque a cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, crenças, normas e comportamentos que a organização estabelece. 

Veja um pouco mais sobre esses e outros elementos que compõem a cultura organizacional:

  • Valores: princípios que orientam o comportamento e as decisões internas;
  • Crenças: convicções sobre o que é certo, eficaz e relevante;
  • Normas: regras que definem o que é aceitável e esperado dentro da empresa;
  • Práticas: comportamentos e ações rotineiras;
  • Cerimônias: Eventos (formais ou informais) que simboliza e reforçam a cultura organizacional

Por que ela é importante?

Justamente por moldar a forma que os colaboradores (de diferentes níveis) percebem e se comportam durante a jornada de trabalho, a cultura organizacional tem suma importância pela criação de uma identidade, que ajuda a ter senso de união e coesão entre os colegas de trabalho, causando um sentimento de pertencimento.

Quando um colaborador sente-se parte de algo maior, naturalmente ele se engaja mais, pois ele se identifica com os valores e objetivos que a organização defende e isso os torna mais motivados e comprometidos com suas responsabilidades.

Com essa identidade do colaborador com a empresa, a chance de recrutar e reter talentos aumenta, já que eles compartilham dos mesmos valores. Além disso, a cultura organizacional que incentiva a criatividade, experimentação e aprendizagem contínua tem mais chances de inovar.

A cultura também possibilita uma comunicação mais efetiva, com troca de ideias e feedbacks; maior desempenho organizacional, incentivando excelência; e até facilita a resolução de conflitos, com uma cultura que promove o respeito, facilitando a abordagem construtiva.

Como definir a cultura organizacional na empresa 

Para definir uma cultura organizacional, é preciso identificar e deixar bem claro todos os elementos que compõem a identidade e a rotina da empresa, confira algumas dicas:

Estabeleça a missão, visão e os valores

Missão, visão e valores são os 3 pilares que orientam todas as decisões e comportamentos dentro de uma empresa e devem ser definidos de forma coesa. Eles devem de fato ser seguidos no dia a dia, não apenas ser uma informação disponibilizada no site da empresa.

Mentalidade dos fundadores e lideranças

A cultura organizacional, por mais que seja algo compartilhado, foi criada pela mentalidade dos fundadores, que pensaram nos diferenciais que o negócio poderia oferecer. Além disso, são eles que motivam os funcionários no dia a dia, inspirando e difundindo essa cultura com sua equipe.

Processo de contratação

Quando os valores estão estabelecidos, ficam mais evidentes os atributos esperados para a equipe. Assim, durante o processo de contratação, é possível escolher profissionais que tenham o perfil desejado.

Diferenciais de negócio

As singularidades de uma empresa é o que dará vantagem competitiva perante o mercado, com diferenciais que agregam o cotidiano da empresa, melhorando os resultados com propostas coesas, alinhadas ao engajamento dos colaboradores.

Rotina de trabalho

Ter uma boa rotina de trabalho, seguindo os valores, crenças e normas, ajuda a reforçar esses elementos com os profissionais.

Sentimento de pertencimento

Nada mais motivador do que o sentimento de pertencimento que o colaborador tem com a empresa, quando ele se envolve com todos os ideais do negócio. Isso ajuda a melhorar os resultados e incentiva o profissional a ajudar ainda mais na evolução da organização.

Exemplos de cultura Organizacional

A cultura organizacional, como você pode ver até aqui, é crucial para promover um ambiente de trabalho mais unificado. Veja algumas empresas que são exemplos quando o assunto é cultura organizacional:

Google

Uma das empresas mais conhecidas e relevantes do mundo possui uma cultura organizacional bem positiva, colocando o colaborador no centro das ações, com espaços interativos e diversas vantagens que incentivam os funcionários a construir um relacionamento com os demais colegas, contribuindo para um ambiente mais criativo.

Nike

A Nike incentiva seus funcionários a criar e assumir riscos, sem medo de errar. Dessa forma, eles se sentem mais livres para propor ideias e conceitos. Essa é uma estratégia alinhada com o objetivo da marca em ser sempre a referência no mercado.

Starbucks

Já a Starbucks, possui uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade e a diversidade, com campanhas que incentivam o consumo sustentável e que reforçam a importância da inclusão social. Chegando ao consumidor final, com essa cultura, há uma conexão, com tratamento personalizado, o que ajuda no sucesso da empresa, fidelizando ainda mais o cliente.

Netflix

A gigante dos streamings estimula a autonomia dos colaboradores, acreditando que os resultados alcançados não dependem de uma longa jornada de trabalho e que as decisões podem ser tomadas de forma coletiva.

Conclusão

A cultura organizacional varia de empresa para empresa, afinal, cada organização tem seus ideais e precisa ter uma identidade única. Assim, candidatos, colaboradores e até mesmo o consumidor final conseguem ter proximidade e se engajar com o que é defendido pela organização.

Quer aprender mais sobre o mundo dos negócios? Leia nosso artigo sobre Auditoria interna e externa e saiba a importância na empresa e as diferenças entre elas.

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