Como aplicar a responsabilidade socioambiental empresarial
Não há dúvidas que existe uma preocupação com os impactos sociais e ambientais e que isso já consta nas agendas corporativas. Isso ocorre não só […]
Conhecer e entender a essência principal da empresa é essencial para criar valor e alcançar os objetivos estratégicos. O core business é o termo que se refere a esse núcleo, representando as atividades fundamentais do negócio.
Neste artigo iremos destrinchar esse conceito, te explicando com mais detalhes o que é, para que serve e a importância de conhecer o core business do seu negócio. Boa leitura!
Traduzindo livremente, o termo core business pode significar “negócio central”, referindo-se às atividades fundamentais de uma empresa, que estão diretamente ligadas à missão, visão e estratégia central.
Assim, representa as competências principais e em quais áreas o negócio possui especialização, definindo uma identidade e a diferenciando no mercado. Com isso, é possível garantir um desenvolvimento estratégico, ao concentrar recursos e esforços nas atividades mais relevantes.
O core business ajuda a compreender melhor a “alma do negócio”, servindo para diversos propósitos dentro da organização, como por exemplo ajudar na concentração dos recursos, direcionando-os para as atividades cruciais para o sucesso, como falamos no tópico anterior.
Assim, também se garante alocação mais eficiente dos recursos e, fortalecendo as competências centrais, é possível destacar-se no mercado, criando vantagem competitiva, já que haverá o desenvolvimento dos produtos e serviços, o que permite se adaptar às mudanças do mercado.
Conhecer o core business do negócio é crucial, pois impacta diretamente a capacidade de se manter competitivo a alcançar o sucesso, veja abaixo as razões pelas quais é importante conhecer o da sua empresa:
Fornecendo uma base clara e sucinta para avaliação das oportunidades e desafios, é possível tomar melhores decisões, de forma estratégica.
Conhecendo a atividade central do seu negócio, é possível se planejar melhor, organizando melhor os setores, escolhendo os profissionais que se adequam à realidade e até na hora de escolher investimentos.
É o core business que orienta as estratégias da empresa, possibilitando a concentração nas atividades principais, garantindo os que se atinja os objetivos almejados.
identificando e fortalecendo as competências centrais, é possível criar uma vantagem competitiva, destacando-se no mercado, com diferenciais perante seus concorrentes.
Para descobrir o core business do seu negócio, é preciso fazer uma ampla análise das atividades e competências que são fundamentais para a identidade e sucesso. Veja alguns pontos importantes nesse processo:
O passo inicial é entender e definir quais são as características e especificidades dos produtos e serviços que serão disponibilizados para o público-alvo. Pontuando o que será oferecido que os concorrentes não possuem e garantindo a máxima qualidade.
E é justamente ao conhecer a concorrência que você consegue compreender quais os serviços/produtos estão sendo oferecidos e como você pode trabalhar para se destacar e captar os clientes corretos, entregando algo que mudará a vida deles.
Fica mais fácil delimitar um campo de atuação quando se tem informações tão relevantes. Assim, o processo de definição do core business se torna mais ágil. E focando nessa atividade principal, você consegue facilitar o caminho para o sucesso.
Mesmo tendo um core business bem definido, também é possível aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, podendo-se expandir o nicho, mas não perdendo o foco na atividade principal, que deve ser executada com excelência. Seja aproveitando eventos ou datas sazonais, você consegue abrir novas possibilidades para lucrar.
Com todas essas informações, fica mais fácil consolidar estratégias para garantir o pleno desenvolvimento do seu negócio, sempre alinhando com as oportunidades que o mercado pode oferecer e se adaptando com diferenciais perante a concorrência.
Como você pode ver ao longo deste artigo, é essencial manter o foco e ter estratégias voltadas nas atividades-chave, para garantir o sucesso de uma empresa a longo prazo, por isso, conhecer e entender o core business do seu negócio se torna crucial, já que essa compreensão ajuda no desenvolvimento de uma estratégia empresaria mais eficaz.
Gostou do artigo e quer aprender mais sobre o mundo empresarial? Não deixe de ler nosso artigo sobre Auditoria interna e externa e saiba a diferença entre elas e a importância nas empresas.
Não há dúvidas que existe uma preocupação com os impactos sociais e ambientais e que isso já consta nas agendas corporativas. Isso ocorre não só […]
No mundo dos negócios, há dois temas que estão sendo cada vez mais tratados como cruciais para o sucesso: sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Nesse contexto, […]
Já pensou em ter uma ferramenta capaz de permitir aos gestores entenderem de forma aprimorada a saúde financeira do seu negócio e ainda identificar tendências? […]