Voltar para o ínicio
Tipos de fraudes - Fraude empresarial - auditoria

Tipos de fraudes: Conheça as 5 mais comuns

  • Artigos
  • 14, setembro 2023
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

Diferentes pessoas formam um ambiente empresarial e, justamente por este motivo, podem ocorrer atos de má fé, que visam obter benefício próprio, essas ações são conhecidas como fraude empresarial. Mas você sabe quais são os tipos de fraudes? Confira no artigo abaixo.

O que é fraude empresarial?

Previsto na Lei 171 do Código Penal Brasileiro, a fraude ocorre quando se tenta enganar ou trapacear, com o objetivo de se conseguir alguma vantagem e, quando ocorre dentro do ambiente corporativo, é denominada fraude empresarial.

São atos de má fé e ilícitos que podem ser realizados tanto por colaboradores da própria empresa quanto por terceiros, podendo prejudicar e muito o setor afetado e, consequentemente, a empresa como um todo.

Geralmente quem frauda busca a obtenção de lucros financeiros para si ou para outras pessoas e os ambientes que não tem fiscalização acabam facilitando ainda mais essas ações. Por isso, é importante contar com campanhas de combate que apresentem os tipos de fraudes, trabalhem políticas internas e incentivem a denúncia, caso sejam identificados casos fraudulentos.

5 tipos de fraudes mais comuns

Os fraudadores possuem características dinâmicas e adaptáveis, por isso, é importante que a empresa tenha ações não só combativas, mas também preventivas, para evitar que esse crime ocorra dentro do negócio. Confira abaixo os tipos de fraudes empresariais mais comuns.

Extravio de comprovantes

A parte financeira de uma empresa é praticamente um pilar do seu funcionamento, já que é esse setor que cuida do caixa, despesas e receitas. Se não for uma área bem gerida, poderá ocorrer a perda ou extravio dos comprovantes.

E nada melhor para um fraudador que deseja desviar receitas do que o desaparecimento de um documento que comprove a movimentação financeira da empresa. Por isso, esse pode ser considerado um dos tipos de fraude que mais facilita as ações ilícitas.

Falsificação de documentos

Essa fraude pode se assemelhar parcialmente ao tipo anterior, já que ocorre quando se perdem ou se falsificam documentações, como os próprios comprovantes, recibos, boletos, certidões e atestados e até contratos.

Por isso, é importante fazer uma análise completa de todos os documentos que passam pela empresa, promovendo políticas de segurança da informação e também verificando a validade jurídica das documentações.

Peculato

O peculato pode ser considerado um dos tipos de fraudes mais comuns realizadas no Brasil e envolve o roubo de fundos ou ativos de uma empresa, por parte de um funcionário ou indivíduo que trabalha em um cargo de confiança.

Sonegação fiscal

Sabemos que o Brasil tem uma carga tributária extensa, mas mesmo assim, as empresas que atuam dentro do território nacional devem cumprir com as normas e legislações vigentes. A sonegação fiscal, que é o ato de ocultar ou omitir informações durante a declaração às autoridades fiscais, é mais comum do que se pensa.

Suborno

Mais um dos tipos de fraudes bem comum aqui no país. O suborno se dá quando um indivíduo ou uma empresa oferece dinheiro a um funcionário, por exemplo, com o objetivo de obter vantagens injustas durante transações comerciais.

Ações fraudulentas podem ser mais comuns do que as empresas desejam, por isso, é importante conhecer os tipos de fraudes e que sejam implementados programas de combate e prevenção a esses atos ilícitos que prejudicam interna e externamente, já que mancham a imagem do negócio.

Gostou do conteúdo? Confira nosso artigo sobre como as Fraudes empresariais podem acontecer, as consequências e como evitá-las.

Artigos semelhantes