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Fraude empresarial: Como evitá-la na sua organização

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  • 31, julho 2023
  • 2 min de leitura
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A fraude empresarial é um ato ilícito que pode trazer diversas consequências negativas para o negócio. Por isso, é preciso que as empresas atuem não só quando há suspeitas, mas também de forma preventiva, para impedir que de fato ocorra.

Neste artigo, você saberá mais sobre a fraude empresarial, como pode acontecer, os efeitos e ainda como evitá-la na sua organização.

O que é uma fraude empresarial?

Cometer fraude é uma forma de enganar ou trapacear, a fim de se conseguir alguma vantagem e é considerado crime, previsto na Lei 171 do Código Penal Brasileiro. A fraude empresarial envolve essas ações, mas dentro do ambiente corporativo.

São atitudes de má-fé e ilícitas cometidos por colaboradores, gestores e até a alta cúpula da empresa, com o objetivo de obtenção de benefício ilegal próprio ou para terceiros, prejudicando assim, o negócio como um todo.

Como pode acontecer uma fraude na empresa?

Como falamos, a fraude empresarial pode ser cometida por qualquer funcionário da empresa e, grande parte das vezes, quem frauda busca obter lucros financeiros. Ambientes com pouca fiscalização ou campanhas de combate facilitam ainda mais essas ações, que são cuidadosamente pensadas.

É possível identificar ou suspeitar de uma fraude a partir do surgimento de alguns indícios, como divergências em registros financeiros e contábeis, ausência de documentações de transações realizadas, diferença nos registros de inventários e o que está documentado, entre outras coisas.

Confira abaixo alguns dos tipos de fraude empresarial mais comuns:

  • Superfaturamento;
  • Falsificação de documentos;
  • Corrupção;
  • Sonegação fiscal;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Roubo de bens ou informações.

Quais as consequências de uma fraude empresarial?

A fraude empresarial compromete diretamente a saúde financeira do negócio, já que os desvios de dinheiro e a corrupção atingem o caixa e, consequentemente, toda a operação que, por conta da situação de insegurança, também pode ter baixa produtividade.

A reputação da empresa também é prejudicada, já que, quando um caso de fraude é divulgado na mídia e se torna público, os investidores começam a parar de aplicar e até mesmo os clientes e fornecedores começam a rever o vínculo que possuem com sua marca.

Como evitar uma fraude empresarial?

A fraude empresarial é real e pode acontecer em qualquer negócio, por isso é importante buscar formas de evitá-la, como por exemplo, a implantação de um programa de combate à corrupção, um canal aberto e estímulo para denúncias ou treinamentos contra fraudes.

É preciso também que todos os procedimentos que envolvam a parte financeira sejam conhecidos, acompanhar os relatórios enviados, criar políticas de segurança da informação e adotar métodos de investigação corporativa.

Outra forma de evitar a fraude empresarial é investir em uma empresa terceirizada de auditoria interna e externa, como a PGBR, que possui profissionais altamente qualificados e que trabalham de forma ética e independente, para apresentar as melhores soluções para o seu negócio.

Conclusão

Toda corporação corre risco de sofrer uma fraude empresarial, afinal, são muitas pessoas envolvidas no processo e funcionamento da organização e é por isso mesmo que a direção e os gestores precisam investir em formas de evitar que isso aconteça.

Não basta ser reativo e só agir quando a fraude ocorre, é preciso combatê-las de forma preventiva, com treinamento, comunicação e máxima transparência, pois nenhum negócio quer ter sua reputação manchada por causa de uma fraude empresarial que pode ser evitada.

Um dos meios de garantir que tudo esteja em conformidade é por meio das ações de compliance, um processo muito importante que também ajuda  a identificar os atos ilícitos. Confira nosso artigo sobre Auditoria de Compliance e saiba mais sobre o tema.

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