Voltar para o ínicio
O que é estatística - Contabilidade - Auditoria - Auditoria interna e externa - Estatística

O que é estatística? Descubra a sua relevância para os negócios

  • Artigos
  • 1, junho 2023
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, sempre baseando-se em informações relevantes. Continue lendo esse artigo para entender melhor o que é estatística, seu objetivo, os tipos existentes e como ela pode beneficiar seu negócio. 

O que é estatística?

Afinal, o que é estatística? Ela é uma ciência da matemática que faz a coleta, análise, interpretação e representação de dados, ajudando a resolver problemas tomando decisões baseadas nesse conjunto de informações.

Por meio de métodos matemáticos e ao lado de metodologias computacionais e teóricas, é possível entender melhor o que se é pesquisado. Podemos citar como exemplo o IBGE, que realiza pesquisas para entender mais sobre a população aqui do Brasil.

Qual o objetivo da estatística?

Bom, você já sabe o que é estatística, então agora é hora de entender qual o objetivo dela. Essa ciência tem por finalidade ajudar a tomar uma decisão, baseada em dados reais, sendo possível assim, a avaliação de riscos e as possíveis variáveis.

Isso é feito por meio da coleta de informações relevantes para a solução de um problema. Posteriormente esses dados são tratados, interpretados e representados, assim então, chegando na identificação de padrões, tendências, entre outros.

Tipos de estatística

Os dois principais tipos de estatística são a descritiva e a inferencial, mas dentro dessa ciência, existem várias técnicas que podem ser utilizadas. A escolha dependerá do seu objetivo. Veja mais sobre os tipos: 

Descritiva:

Coleta, organiza, interpreta e representa os dados. Sumarizando e descrevendo o conjunto de informações, ou seja, resume esses dados e os apresenta de forma compreensível para quem irá recebê-lo. Também faz comparações de características específicas, cria gráficos para melhor representar as informações e também identifica padrões. Exemplo: Comparação da média de idade entre homens e mulheres;

Inferencial:

Já a inferência estatística faz uma generalização por meio de uma amostra, criando hipóteses e previsões por meio de uma parcela de um todo. Podemos citar como exemplo uma pesquisa de intenção de voto, que não é realizada com toda a população de um país, mas sim com uma pequena parte que servirá como representação dela.

Como a estatística pode beneficiar os negócios?

Uma empresa e um gestor precisam saber o que é estatística e como ela funciona já que, dentro de um negócio, ela pode ajudar a identificar problemas e oportunidades e até mesmo avaliar a eficácia de processos, programas e políticas.

Com esses dados, tem-se uma visão plena de algo, sendo possível, assim, tomar uma decisão com embasamento. Também é com o uso dessas informações que o empresário, por exemplo, consegue saber ou prever o interesse dos clientes e até as tendências previstas para o mercado.

Conclusão

‌Entendeu o que é estatística e sua importância para as mais diversas áreas do cotidiano? A tomada de decisões pode ser mais ágil e precisa quando se tem como base informações confiáveis e reais.

Continue aprendendo com a gente. Leia nosso artigo e entenda Como a Estrutura Analítica do Projeto pode ajudar os gestores e a empresa.

Artigos semelhantes