Voltar para o ínicio
Gestão empresarial - O que é gestão empresarial - Como funciona a gestão empresarial

Gestão empresarial: O que é e como funciona

  • Business
  • 3, abril 2024
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Com práticas e estratégias que visam administrar melhor e otimizar os recursos da empresa, a gestão empresarial envolve o planejamento, organização e controle de atividades, com o objetivo de maximizar o desempenho e alcançar os objetivos almejados.

Neste artigo, iremos explorar esse conceito, o que um gestor empresarial faz. os benefícios dessa prática e como aplicá-la em seu negócio. Boa leitura!

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial refere-se ao conjunto de práticas, ferramentas e estratégias que são utilizadas para guiar e otimizar os recursos de um negócio, visando sempre alcançar os objetivos, ao mesmo tempo em que maximiza o desempenho. Isso é feito por meio da organização, planejamento e controle de todas as atividades empresariais.

O que faz um gestor empresarial?

O profissional que coordena tudo isso é chamado de gestor empresarial e ele desempenha um papel crucial para a tomada de decisões mais estratégicas, alocando recursos de forma eficiente, ajudando no desenvolvimento das equipes e também na implementação de processos mais eficazes. 

Ou seja, é ele o responsável por criar e manter um ambiente que irá favorecer o crescimento da empresa.

Qual a importância da gestão empresarial

Como visa alcançar os objetivos e melhorar o desempenho, a gestão empresarial se torna vital para garantir que essa eficácia operacional de fato ocorra, ao mesmo tempo em que se busca a inovação constante e a manutenção da competitividade no mercado. É ela quem proporciona uma visão ampla das operações, minimizando os riscos e identificando pontos de melhoria.

Quais os benefícios da gestão empresarial

A gestão empresarial pode trazer diversos benefícios para um negócio, já que contribui para a redução de custos, fortalecimento da posição da empresa no mercado e até o aumento da satisfação do cliente, além do aumento da eficácia e da produtividade e também ao guiar tomadas de decisões mais estratégicas.

Como aplicá-la no seu negócio

Um bom planejamento estratégico e sólido é o pontapé inicial para implementar a gestão empresarial em seu negócio. Para isso, defina metas claras e realistas, identifique os recursos necessários e também elabore um plano de ação bem abrangente. Durante o processo, é crucial o monitoramento constante, uma comunicação eficaz e também ter flexibilidade para realizar ajustes.

Tipos de gestão empresarial

Existem diversos tipos de gestão empresarial e a escolha do modelo mais adequado irá depender das características do negócio e das metas específicas. Abaixo, abordaremos 3 modelos: Cadeia de Valor, Ciclo de Inovação e Ciclo de Deming.

Cadeia de valor

Essa é uma abordagem da gestão empresarial que destaca as atividades essenciais que são realizadas para se entregar um produto ou serviço ao cliente final, assim, é possível identificar e otimizar esses processos para criar a diferenciação no mercado e também um valor;

Ciclo de inovação

Nesse segundo tipo, a inovação se torna componente vital para garantir o sucesso a médio e longo prazo, envolvendo criação, implementação e melhoria contínua em tudo, possibilitando relevância e competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico;

Ciclo de Deming

também conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Act – ou Planejar, Executar, Checar, Agir/Ajustar), o Ciclo de Deming tem uma abordagem crítica para a melhoria contínua, utilizando o ciclo contínuo para promover a adaptação constante e a eficiência operacional.

Conclusão

Como você pode ver até aqui, compreender a gestão empresarial é fundamental para garantir o sucesso de um negócio. Por meio do planejamento, controle e ajustes dos processos internos, é possível garantir um desempenho operacional acima do esperado, o que atinge diretamente a satisfação do cliente e também os resultados, o que facilita o alcance dos objetivos almejados pela empresa.

E já que falamos em controle de processos, leia também nosso artigo sobre Auditoria Interna e Externa e entenda a diferença entre elas e importância para sua organização.

Artigos semelhantes