Voltar para o ínicio
auditoria de processos

Auditoria de processos: O que é e como funciona

  • Auditoria
  • 8, junho 2022
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Você sabia que é possível otimizar os processos realizados na sua empresa, garantindo assim a máxima eficiência e eficácia de cada setor? Estamos falando da auditoria de processos, uma prática que deve ser implementada o quanto antes na sua organização.

É por meio dela que será possível identificar falhas nos procedimentos realizados no seu negócio, garantindo que as melhorias sejam realizadas mais assertivamente. Continue a leitura para entender melhor o que é e como funciona esse tipo de auditoria.

O que é auditoria de processos?

Uma auditoria de processos nada mais é do que uma análise da forma como a empresa está executando os seus procedimentos, em conformidade com os objetivos, metas e estratégias já definidas.

Desta forma, a auditoria irá analisar se o que foi planejado pela organização está sendo corretamente cumprido, se as normas internas estão sendo cumpridas ou se os funcionários têm o conhecimento e equipamento corretos para realização do trabalho.

Por mais que pareça algo que possa levar a uma espécie de punição ao colaborador, a auditoria de processos deve ser levada como algo evolutivo, já que será por meio dela que a empresa poderá identificar os pontos de melhoria de cada pessoa ou sistema.

Como é feito a auditoria de processos

Assim como qualquer outro procedimento, a auditoria de processos envolve algumas etapas e a primeira delas é o planejamento. Após a escolha do auditor, o primeiro passo é definir quem irá participar dessa auditoria e os processos que serão analisados.

Vale lembrar que o auditor responsável pode ser um funcionário da própria empresa ou algum profissional especializado, que poderá ser até mais “neutro” em suas avaliações, pois não terá vínculo algum com a organização.

Como informamos, é importante que os funcionários entendam isso como uma técnica de evolução. Desta maneira, a auditoria de processos poderá obter melhores resultados, já que os colaboradores irão cooperar de forma mais natural.

Após as definições do grupo de auditores, processos e período da auditoria, é hora de analisar todos os procedimentos que a organização realiza. Nesta etapa será feita uma espécie de entrevista com os funcionários, para entender como os processos são executados.

Durante essa pesquisa dos processos já será possível saber se o que está de fato sendo realizado está em conformidade com as estratégias impostas, bem como se a empresa dispõe de tudo que é necessário para chegar aos resultados almejados.

Após ter todo o raio-x da organização, é hora de fazer uma avaliação. A equipe de auditoria irá debater sobre os dados obtidos e pontuar o que está dando certo e errado, conseguindo agir em cima dos pontos mais críticos de forma mais certeira.

Agora é hora de analisar como será possível melhorar os procedimentos que não estão de acordo e colocar em prática o que foi definido. É importante lembrar que essas melhorias devem estar dentro da realidade da empresa.

Faça um acompanhamento durante toda a execução dos aprimoramentos, sejam eles trocas de sistemas, normas, processos ou cursos operacionais para os funcionários, desta forma será possível saber se cada ideia está de fato dando certo.

Por que é importante contratar esse serviço?

Como você já leu durante o texto, a auditoria de processos visa a eficiência e eficácia máxima da sua empresa, ajudando a não cometer erros durante os procedimentos realizados e garantindo que tudo esteja em conformidade com o que foi planejado.

Além disso, realizar essa auditoria periodicamente ajuda na evolução contínua da empresa, já que ela sempre estará atualizada em relação aos processos e também ao mercado, que se remodela de forma frequente.

Viu só como é importante garantir que os processos da sua empresa sejam realizados de forma correta e de acordo com as estratégias definidas? Aqui na PGBR você encontra profissionais capacitados, que irão guiar sua organização para resultados mais eficientes.

Gostou do assunto? Saiba 5 motivos para realizar uma auditoria interna na sua empresa.

 

Artigos semelhantes

Lorem ipsum dolor sit amet