Empreendedorismo feminino: Por que precisamos falar sobre?
O empreendedorismo feminino está crescendo cada vez mais, mas o alto número de mulheres empreendedoras não é sinal de que o caminho seja fácil para […]
O CBPS é um comitê que ajudará as organizações na divulgação das práticas de sustentabilidade, tema cada vez mais presente no ramo empresarial no Brasil e no mundo e que permite que uma empresa se destaque ainda mais no mercado.
No artigo abaixo você conhecerá um pouco mais sobre o grupo, qual a atuação, a relação com o ESG e a relevância para o setor empresarial. Boa leitura!
CBPS é a sigla para o Comitê Brasileiro de Procedimentos de Sustentabilidade, que foi criado por meio da resolução CFC nº 1.670, em junho de 2022 e é composto por 14 membros (2 de cada entidade fundadora) e 4 coordenadores.
O objetivo do comitê é a normatização da divulgação das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governança), por meio de procedimentos técnicos.
Durante a COP 26 (conferência da ONU sobre as mudanças climáticas), foi criado o ISSB (International Sustainability Standard Board), que divulga normas sustentáveis a serem aplicadas ao redor do mundo. O papel do CBPS é normatizar, aqui no Brasil, as regulamentações do órgão internacional.
A preocupação com a preservação do meio ambiente é algo que vem se tornando tema muito relevante nos últimos anos e o mercado empresarial não ficaria de fora. Por mais que algumas pessoas sejam céticas quanto a isso, é preciso fazer algo para garantir a preservação.
Por isso, começou a se popularizar o ESG, que são as divulgações das práticas sustentáveis realizadas pelas empresas. O CBPS será o para o cumprimento da agenda e dos padrões internacionais.
Algumas empresas acabam mascarando as ações, divulgando dados inverídicos sobre serem sustentáveis. Por isso a importância da normatização, em que se cria padrões de divulgações e dados que podem ser comparados e verificados.
Cumprir práticas de sustentabilidade, ou práticas ESG, permite que o negócio se destaque no mercado e, com a orientação do CBPS, a empresa segue padrões internacionais, dando ainda mais visibilidade.
Também há um grande impacto no desenvolvimento social, sustentável e econômico da nação, graças ao trabalho dos profissionais da área contábil, já que as iniciativas de preservação ambiental refletem na economia do país.
Os investidores também são beneficiados com as boas práticas e divulgações verídicas de ESG/ASG, já que é possível reduzir restrições financeiras, de custos de capital e também diminuir a volatilidade das ações.
É importante que todos os profissionais envolvidos recebam um treinamento sobre o tema, tanto os executivos, que irão preparar a divulgação e cumprimento, quanto os analistas, que avaliarão a empresa.
Toda empresa quer se destacar no mercado e, seguindo boas práticas de sustentabilidade empresarial, ou ESG, tema tão relevante e atual, com certeza terá mais visibilidade, principalmente seguindo padrões internacionais, por isso a importância do CBPS, que normatiza essas regulamentações aqui no Brasil, revisando e auditando os dados divulgados.
Continue aprendendo sobre esse tema e conheça mais sobre o ESG e sua relevância para as empresas.
O empreendedorismo feminino está crescendo cada vez mais, mas o alto número de mulheres empreendedoras não é sinal de que o caminho seja fácil para […]
O tema sustentabilidade vem se tornando cada vez mais relevante e a crescente pressão por parte de investidores, clientes e sociedade em geral, faz com […]
Ser um negócio sustentável já é algo que pode ser fator determinante na hora da escolha de um cliente ou investidor, por isso, é importante […]