Empreendedorismo feminino: Por que precisamos falar sobre?
O empreendedorismo feminino está crescendo cada vez mais, mas o alto número de mulheres empreendedoras não é sinal de que o caminho seja fácil para […]
Aumenta a eficiência, evita fraudes e oferece transparência na gestão de todos os processos.
O condomínio ocorre quando existe um domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem.
Tecnicamente e segundo a legislação brasileira, temos expressa que a ideia do direito exercido por mais de uma pessoa sobre o mesmo objeto.
No Brasil tem-se o condomínio, quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa e todas envolvidas têm igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes.
Sendo assim, o poder jurídico atribuído a todos na sua integralidade. Cada condômino tem assegurada uma fração, ou quota da coisa.
Logo, são muitos os interessados na boa manutenção dos bens e das áreas comuns que o condomínio contém, principalmente aqueles que pagam uma fração igual para custear a manutenção deste.
A auditoria de condomínios auxilia a gestão do condomínio e dá transparência a todos os interessados, desde condôminos, passando por parceiros, funcionários e instituições financeiras.
Uma auditoria de condomínio começa pela convenção do condomínio e certifica-se de que os termos acordados entre todos esteja sendo cumprido.
Depois disso, parte para o gerenciamento das cotas condominiais, o fluxo de caixa e a consistência dos gastos incorridos.
As despesas que o condomínio possui para garantir a boa manutenção devem ser contratadas de forma responsável levando em conta itens como: cotação de preços, gestão de contratos, registro correto em balancetes contábeis e relatórios financeiros, recolhimento de impostos e contribuições
O resultado da auditoria será um relatório de eficiência, indicando se a gestão do condomínio e das contas estão ocorrendo de forma eficaz, contendo recomendações pertinentes à melhoria desta gestão.
Também podem ser preparados balanços periódicos para serem apresentados em assembleia e estes serem acompanhados de um parecer de auditoria.
Somos conhecidos há mais de 50 anos por nossa atuação em auditoria externa e interna, e possuímos uma equipe especializada em auditoria de condomínios que conta com diversas particularidades.
Artigo de Jacqueline Rodrigues, sócia Diretora de Desenvolvimento e Novos Mercados da PGBR
[rock-convert-pdf id=”7940″]
O empreendedorismo feminino está crescendo cada vez mais, mas o alto número de mulheres empreendedoras não é sinal de que o caminho seja fácil para […]
O tema sustentabilidade vem se tornando cada vez mais relevante e a crescente pressão por parte de investidores, clientes e sociedade em geral, faz com […]
Ser um negócio sustentável já é algo que pode ser fator determinante na hora da escolha de um cliente ou investidor, por isso, é importante […]