Auditoria Tributária: o que é e por que é importante!
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Com a expansão do comércio online e o número de opções enorme ao toque dos dedos, o consumidor está cada vez mais rigoroso com produtos e serviços. Nesse contexto, poucos gestores se lembram de monitorar os insumos que compram e os prestadores de serviços que contratam. No entanto, os parceiros comerciais são peças-chave na apresentação dos resultados. Desse modo, é justamente para garantir a qualidade desses contratos que serve a auditoria de fornecedor.
Em algumas áreas, como a Saúde e a Educação, a supervisão do abastecimento e da prestação de serviços é ainda mais urgente. Afinal de contas, se os clientes têm se mostrado cada vez mais sistemáticos com operadoras de celulares ou lojas de varejo, a tendência é um rigor ainda maior com a formação de seus filhos e o bem-estar de seus entes queridos.
Por tudo isso, a relação entre contratados e contratantes precisa ter via dupla em confiança e credibilidade. Nesse cenário, a auditoria de fornecedor traz mais segurança para o negócio: a garantia de que os termos estão sendo cumpridos. Com isso, obtém-se eficiência, menos desperdícios e os perigos que rondam o segmento são amortizados. Além desses atributos, a audiência de fornecedor serve para empresas de todos os ramos e portes, das mais tradicionais até as mais recentes startups. Quer saber mais sobre essa técnica? Então venha com a gente!
A auditoria interna é um instrumento para analisar as ações da empresa em seu cotidiano e corrigir possíveis erros e falhas. Desse modo, ela dá mais condições de controle para a gestão. No entanto, o que acontece dentro de um negócio é influenciado por diversos fatores de fora, entre os quais clientes, provedores, concorrentes etc. Por esse motivo, uma auditoria de fornecedor pode complementar uma auditoria interna.
Assim, é possível ter um arranjo mais otimizado de processos e recursos. Além disso, existem outros tipos de avaliações sobre o desempenho corporativo, como a auditoria de gestão da qualidade e auditorias em condomínios. As vantagens são inúmeras. Observe algumas:
Uma auditoria de fornecedor vai apurar se as questões que envolvem um ou mais contratos são realizadas de acordo com os documentos apresentados na prática. Nesse sentido, a empresa que contrata fica sabendo se os fornecedores conseguem cumprir os padrões impostos por lei, pela pressão social e até mesmo pelos valores da empresa.
Desse modo, o atendimento às exigências pode estar relacionado a diversos itens: soluções ambientais, responsabilidade social, segurança, entre outros. Em palavras mais simples, essas análises vão verificar a eficiência dos serviços e produtos.
O ideal é que haja uma periodicidade fixa para elaborar a auditoria de fornecedor. Afinal, um parceiro pode estar com tudo em dia hoje, mas deixar de executar suas obrigações daqui a 3 ou 6 meses. Ou seja, é fundamental que haja um ritmo constante para essas intervenções.
Além disso, toda vez que um novo contrato é assinado, a auditoria de fornecedor deve acontecer.
Além dos benefícios já mencionados, a auditoria de fornecedor é uma obrigação legal por parte das empresas submetidas à fiscalização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mais um bom motivo para providenciar essas análises é que elas são pré-requisitos para obtenção de certificações de Gestão da Qualidade.
Portanto, a auditoria de fornecedor permite à empresa dominar todas as informações que envolvem seus parceiros comerciais. Desse modo, o negócio ganha tranquilidade em relação à legislação vigente, bem como à qualidade daquilo que se compra ou contrata.
Assim, a marca fica protegida, e as boas práticas corporativas ficam bem menos expostas a riscos. Quer saber mais? Então leia também nosso artigo que conta por que a PGBR é referência em consultoria e auditoria!
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