ISO 26000: Os 7 princípios da responsabilidade social
Os impactos nas pessoas, meio ambiente e na sociedade como um todo vêm sendo cada vez mais uma preocupação no mundo corporativo. Nesse ponto, a […]
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é a gestão de negócios focada no comportamento ético. Desse modo, as organizações que adotam esse estilo levam em conta valores sociais em suas tomadas de decisão.
Ou seja, a preservação ambiental, o reconhecimento à cultura e a contribuição com a saúde, a educação e a economia estão presentes nas suas rotinas produtivas, de vendas, de transporte, de consumo energético etc. Assim, a Responsabilidade Social Empresarial direciona as corporações para o chamado desenvolvimento sustentável.
Saiba mais sobre esse tema tão atual e relevante no post a seguir!
A Responsabilidade Social Empresarial, ou RSE, é a prática de adotar medidas que buscam beneficiar a sociedade e o meio ambiente, além de buscar o lucro. Assim, a abordagem considera a sustentabilidade e o impacto social das atividades realizadas pela empresa.
Ou seja, a organização não se limita apenas no cumprimento da legislação vigente, mas também se compromete com práticas que promovam o bem-estar social e ambiental.
A RSE cria um equilíbrio entre os objetivos econômicos de uma empresa e suas responsabilidades quanto às questões sociais e ambientais. Assim, ela visa melhorar a qualidade de vida das comunidades onde atuam, promovendo práticas éticas, minimizando ao máximo os impactos ambientais.
Adotar as práticas de responsabilidade social empresarial pode trazer diversas vantagens para um negócio, entre eles:
Adotar práticas responsáveis possibilita ter funcionários mais engajados e motivados, já que a empresa demonstra que a preocupação central não é apenas o lucro. Assim, há um aumento significativo da produtividade.
Investir em RSE também possibilita uma melhora na reputação da imagem da empresa, o que é fundamental para se destacar no mercado e atrair clientes e parceiros.
E com um mercado cada vez mais consciente, preocupado com questões ambientais e sociais, consumidores e investidores tendem a apoiar empresas que demonstram responsabilidade nesses quesitos, assim, adotar a RSE ajuda a se destacar perante a concorrência.
A responsabilidade social empresarial possui três pilares principais. São eles:
Refere-se às práticas que reduzem o impacto ambiental das atividades executadas pela empresa, como uso sustentável de recursos naturais, gestão de resíduos e redução de emissões de carbono.
O pilar econômico envolve a promoção de práticas empresariais que contribuam para a economia local e nacional, conduzindo negócios de forma ética e transparente, ao garantir a viabilidade financeira e o desenvolvimento econômico sustentável.
Já o pilar social engloba a contribuição da empresa para o bem-estar das comunidades, além do respeito pelos direitos humanos. Isso inclui desde investimentos em educação até programas de desenvolvimento comunitário.
A norma ISO 26000 diz que a RSE é o compromisso de uma corporação com o desenvolvimento sustentável. Isso inclui respeito ao meio ambiente, ao bem-estar coletivo e à saúde. Confira a seguir alguns requisitos para obter essa certificação:
Portanto, a Responsabilidade Social Empresarial é um valor importante para as organizações, principalmente no futuro. Afinal, a preocupação com as causas humanas e ambientais só aumenta.
É fundamental que empresas que desejam operar de forma ética e sustentável adotem as práticas de responsabilidade social e empresarial, já que isso não apenas contribui para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, mas também possibilita diversas vantagens que ajudarão no crescimento do negócio
Gostou do conteúdo? Não deixe de ler nosso artigo sobre Auditoria Interna e Externa, e garanta a conformidade das suas operações.