5 tipos de planejamento tributário para o seu negócio
Planejar a parte tributária é essencial para empresas que desejam otimizar recursos financeiros e também cumprir as obrigações fiscais de forma eficiente. Como o sistema […]
A carga tributária brasileira é de longe uma das maiores do mundo e isso compromete bastante o fluxo de caixa de uma empresa. Mas sabia que existe uma forma de pagar menos impostos e fazer isso dentro da lei? É o caso da elisão fiscal.
Essa é uma estratégia contábil muito boa e que pode ser uma saída para diminuir o pagamento de dinheiro ao fisco, sem se descomprometer com a legislação. Quer saber mais? Continue a leitura.
No Brasil se cobram muitos impostos, todos sabem disso, e as empresas podem sofrer com essa alta carga, afetando bastante o fluxo de caixa, por isso, alguns contadores utilizam a elisão fiscal como estratégia para reduzir o pagamento de taxas ao fisco. Mas o que é isso?
A elisão fiscal são os procedimentos realizados na contabilidade de uma empresa, dentro da lei, com o objetivo de postergar ou minimizar o pagamento de impostos, e isso ocorre por meio dos incentivos fiscais.
Com ela, a empresa consegue otimizar o processo de escolha de um regime fiscal (Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Arbitrado ou Lucro Presumido). Definindo o que mais se adequa à realidade da instituição, é possível gerar uma economia, justamente por não ter custos extras junto ao fisco.
Realizar a elisão fiscal em sua empresa traz algumas vantagens, como por exemplo, a redução da base de cálculo dos impostos, ajuda a evitar a incidência do fator gerador tributário, além de permitir adiar o pagamento dos impostos, sem a aplicação de multas.
Como falamos ao longo do texto, a elisão fiscal é uma estratégia utilizada para reduzir o pagamento dos diversos impostos cobrados pelo fisco, tudo dentro da lei. Mas existe um outro termo parecido, a elusão fiscal.
Ela se trata de um conjunto de procedimentos que tem como objetivo driblar a lei, aproveitando as brechas que a legislação possui. Porém, a fiscalização pode pegar e retirar a isenção do tributo específico. Ela é diferente da elisão, pois neste caso, a pessoa se esquiva da realidade da empresa.
Há também um dos termos mais conhecidos, a sonegação, que, diferente da elisão fiscal, que é permitida pela lei, essa se dá pela ocultação de informações e valores por parte da empresa, na hora informar o fisco, o que é crime.
Existem duas modalidades de elisão fiscal, são elas:
Conseguiu entender o que é elisão fiscal? Essa é uma ótima alternativa para que se possa reduzir o pagamento de impostos ao fisco, e o melhor, dentro da lei. Com essa estratégia, seu fluxo de caixa não sofrerá tanto com a alta cobrança tributária do Brasil. Você deseja manter o sistema tributário da sua empresa em ordem e não ficar mais perdido em meio aos documentos, contas e número de processos? Entenda sobre a Consultoria fiscal tributária e as razões para contratar o quanto antes
Planejar a parte tributária é essencial para empresas que desejam otimizar recursos financeiros e também cumprir as obrigações fiscais de forma eficiente. Como o sistema […]
A cobrança de taxas e tributos aqui no Brasil é ampla e complexa, por isso, buscar formas de contornar esse cenário pode se tornar uma […]
Com um cenário econômico complexo, as empresas podem enfrentar grandes desafios quando falamos na gestão da parte fiscal e de tributos. Levando isso em consideração, […]