Voltar para o ínicio
Compliance - O que é compliance - Auditoria interna - Auditoria externa - Auditoria independente - Auditoria - PGBR

Compliance: O que é e como impacta na sua empresa

  • Compliance
  • 20, junho 2023
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Regras são feitas para serem seguidas e, no mundo corporativo, segui-las garante que a empresa tenha sucesso e se destaque no mercado. O compliance é a melhor forma da organização garantir que tudo esteja de acordo. Você já ouviu falar nesse termo?

É o que iremos te explicar nesse artigo, te explicando mais sobre essa prática, qual o objetivo e a importância dela no seu negócio. Boa leitura!

O que é compliance?

Existem diversas normas e regulamentos para exercer qualquer que seja a atividade e uma empresa que quer manter o pleno funcionamento do negócio deve segui-las. O compliance existe justamente para assegurar que essas regras sejam seguidas.

Em uma tradução livre, compliance significa “conformidade”, ou seja, são atividades implementadas pelas empresas para garantir que estão respeitando as normas e regulamentos tanto internos quanto externos.

Qual é o objetivo do compliance?

O principal objetivo do compliance é o combate aos erros, às fraudes e corrupções que podem existir no ambiente corporativo. Por isso, as práticas buscam sempre alinhar os processos com as políticas internas e que também sejam cumpridas as determinações dos órgãos reguladores e leis, de acordo com o ramo de atividade.

A prevenção a diversos erros e gargalos ajuda a evitar problemas futuros que podem desde comprometer os resultados finais até mesmo levar ao fechamento da empresa por descumprimento das normas e regulações.

Quando começou o compliance?

Por mais que seja um termo que vem crescendo e sendo cada vez mais buscado nos últimos anos, o compliance surgiu há muitos anos, mais precisamente na década de 1970, nos EUA, após a implantação da Lei Anticorrupção Transnacional, que visava coibir a participação de empresas em casos de corrupção.

Aqui no Brasil, começou a ganhar mais força após a promulgação da lei 12.846, em 2013, a Lei Anticorrupção brasileira e também após a regulação pelo decreto nº 8.420/15. Assim, a legislação obrigou as empresas a ter políticas internas bastante rígidas para evitar fraudes.

Sendo assim, as organizações começaram a investir em um setor e colaboradores especializados no compliance, para garantir a plena atividade, reduzir os gastos jurídicos e até mesmo melhorar sua imagem no mercado.

Importância do compliance na sua empresa

Como falamos no final do tópico anterior, o compliance ajuda a melhorar a imagem da empresa no mercado e isso se dá por conta da transparência e do fato dos processos em cada etapa e cada setor da empresa serem aprimorados.

Quando os códigos de conduta, boas práticas e ética são seguidos, cada colaborador, do chão de fábrica até o gestor, consegue entregar melhor, garantindo resultados melhores, já que as práticas também envolvem a saúde, segurança e bem-estar de todos os envolvidos.

Além disso, mesmo que ocorra algum caso de desvio de conduta ou erro, ele logo será resolvido, já que o fato de ter prevenido os possíveis problemas ajudará a minimizar qualquer que seja o empecilho.

É importante lembrar que as práticas de compliance devem ser realizadas por todos os setores e todos os colaboradores da empresa, assim, fica garantido que tudo ocorra e funcione da forma mais correta possível.

Conclusão

‌Como você pode ver nesse artigo, o compliance garante que todas as normas internas e externas sejam cumpridas e, assim, a empresa aumente sua eficiência, com ganho de produtividade e, consequentemente, garantindo mais credibilidade no mercado.

A vantagem competitiva perante seus concorrentes também é um ponto de destaque, já que haverá constantes melhorias nos processos, que se tornarão cada vez mais seguros e éticos. E isso inclui não só a própria empresa, mas também os parceiros e fornecedores.

Estar em conformidade é o melhor caminho para o pleno exercício das atividades e a contabilidade de uma empresa é um ponto de atenção nesse quesito, por isso, confira nosso artigo sobre Auditoria Contábil e entenda o porquê ela deve ser feita.

Artigos semelhantes