Terceirização: O que sua empresa precisa saber
Cada vez mais presente no mundo empresarial, a terceirização vem ganhando destaque nas últimas décadas, redefinindo a forma como os negócios gerenciam suas operações e […]
Conforme uma empresa cresce, aumentam-se o número de funcionários e de obrigações burocráticas. Afinal, é preciso gerenciar mais contratos, a questão tributária também se torna mais volumosa, bem como as exigências previdenciárias, entre outras tarefas administrativas e periféricas ao negócio principal. Nesse contexto atribulado, saber o que é outsourcing pode ajudar os gestores a organizar a casa.
Certamente você já ouviu falar nesse modelo de parceria entre empresas, que na verdade é conhecido popularmente como terceirização. Essa é uma alternativa escolhida por muitos empreendedores para pôr em prática atividades que não são a especialidade da organização.
Assim, surge uma chance de aproveitar mão de obra altamente especializada sem ter de lidar com os encargos empregatícios. Com o outsourcing, é possível receber um robusto apoio aos trabalhos internos não prioritários.
Por exemplo: gerenciamento dos recursos humanos, financeiros e contábeis. Mas, afinal de contas, o que é o outsourcing e como ele pode ajudar a sua companhia? Leia nosso post e descubra!
Quando pensamos sobre o que é outsourcing, o primeiro aspecto que deve ser esclarecido é que ele serve para as atividades complementares ao core business. Portanto, se a sua empresa fabrica cosméticos e produtos de higiene, aderir ao outsourcing de administrativo ou tributário pode trazer diversos benefícios, inclusive o aumento dos lucros.
Portanto, na maior parte dos casos, essa categoria de contratação é voltada aos serviços adjacentes. Reconhecido pela primeira vez no início dos anos 90, esse tipo de cooperação vem ganhando cada vez mais adeptos.
Afinal, é possível obter elevado desempenho com uma despesa bem menor do que a admissão de funcionários no modo convencional.
Além de entender o que é outsourcing, é comum que os gestores queiram saber em quais áreas esse método de trabalho pode ser aplicado. Como já dissemos, a terceirização é válida para as tarefas acessórias. Nesse quesito, podem entrar nessa lista serviços de TI (Tecnologia da Informação), contábeis, de marketing, limpeza, finanças, assuntos tributários, relacionamento com cliente, entre diversos outros.
Vamos para um exemplo prático? Imagine que sua empresa contrate um outsourcing Contábil de Qualidade. O que viria nesse pacote? Nesse caso, o contrato geralmente incluiria a atuação de colaboradores experts no tema e de softwares também focados nesse tipo de trabalho.
Assim, a companhia teria acesso a profissionais com domínio sobre legislação, normas societárias, pagamento de impostos, cálculos contábeis etc. Observe alguns serviços que poderiam ser disponibilizados nesse tipo de outsourcing:
Agora que você já tem uma boa noção sobre o que é outsourcing, chega a hora de compreender quais são as vantagens no dia a dia corporativo. Na realidade, esse tipo de contrato traz incontáveis melhorias para a gestão. Confira algumas das recompensas!
O outsourcing é oferecido por empresas especializadas em incumbências muito pontuais. Assim, são prestadoras de serviço com expertise no tema em questão. Por esse motivo, as chances de equívocos, distorções e inconformidades caem sensivelmente.
Com uma parceria desse tipo, a contratante pode direcionar o time para as operações principais. Desse modo, gestores e subordinados terão mais tempo para se concentrar no controle da qualidade dos processos geradores de faturamento.
Quando a empresa terceiriza, ela tem acesso a profissionais especializados no assunto contratado. Se for limpeza, por exemplo, a contratante terá à disposição colaboradores com experiência na área e conhecimento técnico da aplicação de produtos e utensílios. O mesmo pode ser dito sobre serviços administrativos, de RH, de contabilidade, entre outros.
A empresa não precisa aplicar recursos financeiros com os vínculos empregatícios nem investir em treinamentos dos profissionais. Ou seja, o outsourcing também é uma estratégia para economizar.
E aí? Deu para entender direitinho o que é outsourcing? Na verdade, trata-se de um instrumento estratégico para reduzir custos e ganhar eficiência ao mesmo tempo.
Dessa forma, é possível focar esforços na sua área, o que vai fortalecer a competitividade no mercado.
Além disso, a organização terá ferramentas de tecnologia inovadoras e funcionários especialistas à disposição para os serviços complementares.
Que tal explorar um pouquinho mais sobre esse tema? É simples: leia também o artigo que conta quais são os 5 mitos do outsourcing!
Cada vez mais presente no mundo empresarial, a terceirização vem ganhando destaque nas últimas décadas, redefinindo a forma como os negócios gerenciam suas operações e […]
O outsourcing é uma importante estratégia, que visa melhorar os resultados partindo da melhoria na performance em áreas específicas, por meio de uma parceria externa. […]
A auditoria de sistemas ISO/IEC/OHSAS representa um instante para a empresa refletir. Ou seja, a ideia é se debruçar sobre suas operações e performance. Essas […]