Dicas de 5 livros que são fundamentais para entender como funciona a auditoria

By in
5
Dicas de 5 livros que são fundamentais para entender como funciona a auditoria

A auditoria, além de ser, em alguns casos, obrigatória por legislação, norma ou estatuto, é uma ferramenta de gestão muito poderosa.

A auditoria interna, por exemplo, pode detectar os riscos do negócio e fazer um plano de trabalho contínuo para testar se os riscos do negócio estão sendo mitigados.

A auditoria externa, pode auxiliar na tomada de decisões através das melhores práticas contábeis e da sugestão de melhorias no controle interno da entidade.

Para que estudantes, donos de negócios e outros usuários da auditoria possam entender suas aplicações e importância, nossos colaboradores elegeram 5 livros que são fundamentais para quem vai ser auditado, para quem audita e para aqueles que querem conhecer quais os propósitos deste conhecimento e serviço, vejam abaixo a lista de livros, tanto físicos, como em formato de book online.

5 livros que são fundamentais para auditoria

  1. Auditoria Interna – William Attie: Este livro, baseado no conhecimento obtido pelo Autor na implantação de diversas auditorias internas, proporciona visão panorâmica das necessidades atuais da auditoria interna e conhecimentos básicos para a implantação, manutenção e funcionamento do setor de auditoria. Proporciona ainda, aos estudantes do curso de Ciências Contábeis, um parâmetro do que se espera de um moderno auditor interno, bem como visão prática dos requisitos indispensáveis aos profissionais de auditoria interna.
  2. Auditoria das Demonstrações Contábeis – Alexandre Demetrius Pereira: Em uma abordagem contábil e jurídica, o renomado autor Alexandre Demetrius Pereira conjuga conceitos de Contabilidade, Economia e Direito Comercial para oferecer uma visão completa das demonstrações contábeis na auditoria externa. Se você é estudante ou profissional de contabilidade e/ou auditoria, não pode deixar de ler este livro que, com maestria, consegue explicar a importância de integrar os conhecimentos contábeis e jurídicos para dar credibilidade e segurança às informações financeiras das empresas, diminuindo sua vulnerabilidade no mercado.
  3. Auditoria De Processos Organizacionais: teoria, finalidade, metodologia e resultados esperados – Sérgio Vidal dos Santos Dias: A auditoria de processos organizacionais tem como finalidade conhecer os objetivos dos processos e os controles adotados, com o intuito de garantir sua eficácia e avaliar as consequências inerentes. Este é um manual de consulta para profissionais da área de auditoria tanto interna como externa, bem como para gerentes e consultores empresariais. Obra recomendada para programas de treinamento e desenvolvimento profissional. Leitura complementar para cursos de pós-graduação que tenham o foco em auditoria e finanças.
  4. Auditoria do negócio com TI eBook Kindle – Antonio de Loureiro Gil e Carlos Hideo Arima: Nesta obra, os autores apresentam de forma estruturada a função administrativa de auditoria de gestão com a aplicação da tecnologia da informação em uma perspectiva de horizonte “presente/futuro” dos negócios privados e governamentais, no sentido de validar e avaliar a aplicação prática das tecnologias em um modelo sistêmico para gestão e operação das organizações.
  5. Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte eBook Kindle – Joshua Onome Imoniana: Com mais de 35 anos de experiência em renomadas empresas como Deloitte, PwC e IBRU, o autor traz neste livro toda a sua bagagem aplicada em metodologias objetivas, didáticas e práticas que ajudam a entender o que há de mais moderno na auditoria e como a sua prática oferece ampla sustentação para os negócios das organizações que estão sempre em busca da melhor maneira de gerenciar suas finanças e recursos que mantenham sua vantagem competitiva. É atualizado de acordo com o novo relatório dos auditores independentes.

A PGBR é conhecida há quase 60 anos por sua atuação em Auditoria Interna e Externa e conta com clientes fidelizados ao longo desta história, pois consegue desenvolver nos seus colaboradores e nas pessoas e empresas impactadas pelos seus serviços a vontade de conhecer mais, debater mais e chegar em soluções baseadas nas melhores práticas e estudos do mercado.

Artigo de Jacqueline Rodrigues, sócia Diretora de Desenvolvimento e Novos Mercados da PGBR

54321
(0 votes. Average 0 of 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *