Voltar para o ínicio
revisão trabalhista - leis trabalhistas

Entenda como o trabalho de revisão trabalhista evita conflitos nas empresas

  • Revisão Trabalhista
  • 5, October 2022
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

Uma das principais obrigações das empresas é sempre atuar em conformidade com as leis tributárias, fiscais e da Justiça do Trabalho, assim, garante que não sofra multas e penalidades que possam prejudicar o caixa e também a imagem da instituição. Pensando em te ajudar, nós da PGBR vamos explicar como funciona uma dessas formas de garantir que está tudo sendo feito da forma certa, a revisão trabalhista. Falaremos quais as vantagens em aplicá-la e também a importância de realizar um trabalho preventivo. Boa leitura.

O que é revisão trabalhista?

A revisão trabalhista nada mais é do que uma forma de realizar uma apuração, em busca de inconsistências que possam prejudicar de alguma forma tanto o empregador quanto o empregado.

Essa apuração é realizada em diversos pontos de uma jornada de contratação de mão de obra, como o contrato e suas atualizações, os procedimentos e normas internas da empresa, questões de banco de horas ou hora extra e também a medicina e segurança do trabalho.

Este processo pode ser realizado por uma equipe da própria instituição, ou por uma empresa especializada, que irá realizar uma auditoria trabalhista de forma mais idônea e independente.

Você pode contar com a PGBR para ajudar a deixar tudo em conformidade no seu negócio, nós possuímos equipes altamente treinadas e atualizadas com todas as normas e legislações vigentes.

Além disso, nossos profissionais estão preparados para desenvolver as melhores soluções dentro da realidade da sua empresa, e tirar todas as suas dúvidas durante todo o processo, desta forma você e toda equipe estarão cientes de cada detalhe.

A importância do trabalho preventivo

Além da importância de garantir a conformidade com as leis, realizar uma revisão trabalhista se torna relevante para identificar possíveis erros durante os processos de contratação e demissão do departamento pessoal e RH.

Como são muitos detalhes que envolvem estas áreas, é essencial que a empresa busque formas de evitar que problemas possam ocorrer, desta forma é possível chegar à excelência das operações.

Mas não se deve fazer essas correções somente quando as inconsistências surgirem. Realizar um trabalho preventivo irá ajudar a cortar o problema na raiz, o que possibilita que a empresa não fique gastando com resoluções pontuais.

Uma empresa especialista em auditorias, como a PGBR, pode te auxiliar durante essa análise minuciosa, que é realizada não somente nos setores citados no início deste tópico, mas também passar um verdadeiro raio-x de toda a operação do seu negócio.

Sendo assim, nós conseguiremos informar ao RH como andam os processos nos demais setores e o que será necessário corrigir para que não se corra o risco de sofrer penalizações junto à Justiça do Trabalho, ao Ministério do Trabalho e outros órgãos.

Quais as vantagens para o empresário

São diversas as vantagens em se executar uma revisão trabalhista em sua empresa e, caso seja realizada de forma contínua, os benefícios poderão potencializar ainda mais os resultados, confira abaixo.

Ao se fazer uma auditoria no âmbito trabalhista, você conseguirá identificar as mínimas falhas que antes poderiam passar despercebidas, já que agora você terá conhecimento amplo de todos os detalhes e normas implicadas em leis.

O auditor da PGBR que irá acompanhar sua empresa possui expertise na área, o que garante a identificação de forma mais fácil de inconsistências presentes tanto nos processos quanto em documentações, evitando trâmites jurídicos.

Nossa equipe, graças à máxima qualificação também na revisão fiscal e tributária, conseguirá analisar a situação do seu negócio e adequar a rotina para que haja uma redução da carga de tributos, gerando economia ao caixa.

Nossos profissionais também podem realizar treinamentos específicos para cada procedimento, desta forma, será possível capacitar ainda mais seus funcionários, o que aprimorará ainda mais os resultados.

Além de tudo isso, é adotada uma rotina de boas práticas dentro da organização, fazendo com que todos os processos realizados, indiferente da área, sejam executados de forma correta, seguindo as normas impostas.

Com tudo sendo feito dentro do que regem as leis, sua empresa poderá receber certificações de dentro e fora do Brasil, que trarão mais credibilidade e, consequentemente, mais oportunidades de negócio, já que sua organização terá uma boa imagem no mercado.

Por isso a importância de realizar a revisão trabalhista com uma empresa especializada como a PGBR, aqui nossos profissionais personalizam o atendimento de acordo com sua realidade, o que pode facilitar o caminho do sucesso da sua instituição.

Nossa empresa está no mercado há mais de 60 anos, com especialização em auditoria independente interna e externa. Atuamos em diversas áreas e poderemos levar até você, tudo o que precisa para se obter os melhores resultados possíveis.

Viu só como a revisão trabalhista é importante para evitar diversos tipos de problemas? Além disso, ela ajuda a melhorar todos os procedimentos internos, o que evita prejuízos e alavanca os resultados finais.

Entre em contato e conheça melhor nossos serviços de soluções de impostos, que atua com Planejamento tributário, Conformidade Fiscal, Global trade, Revisão fiscal e tributária, etc. Ficou alguma dúvida? Conte com a gente.