Blog

Os três pilares essenciais para o eSocial

É importante sempre termos em mente, quando tratamos de eSocial, a tríade “Processos, Pessoas e Tecnologia” em qualquer implementação ou atualização que formos fazer. A PGBR atua na Auditoria de Recursos Humanos e adequação do eSocial considerando estes três pilares.

No caso de “Processos”, a PGBR verifica se as regras trabalhistas, utilizadas pela empresa, estão em consonância com a legislação, seja pela aplicabilidade ou pelos prazos a serem seguidos. E, então, avaliamos cada segmento do layout do eSocial aplicável à empresa.

Já em “Pessoas”, verificamos se os colaboradores estão cientes de procedimentos da obrigação, em relação a prazos, formatação das informações a serem enviadas e correta utilização do sistema (ERP) para geração dos dados. Também avaliamos se todos os funcionários da empresa estão cientes de como o eSocial vai impactar em sua rotina de relacionamento com a companhia.

Por fim, quando analisamos a “Tecnologia” avaliamos se o sistema está devidamente atualizado em relação ao último MOS do eSocial, se possui mensageria, relatórios de suporte para analisar os resultados dos arquivos enviados, se existe interface com outros sistemas etc.

Além disso, como a EFD Reinf tem uma relação direta com o eSocial, também levantamos se o projeto atual contempla esta nova obrigação.

Desta forma, cobrimos todos os impactos relacionados ao e-social e auxiliamos a sua empresa a fazer uma implementação e atualização seguras e confiáveis.

Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *