Blog

Auditoria de Condomínios. O que é e qual a sua importância?

O condomínio ocorre quando existe um domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem.

Tecnicamente e segundo a legislação brasileira, temos expressa que a ideia do direito exercido por mais de uma pessoa sobre o mesmo objeto.

No Brasil tem-se o condomínio, quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa e todas envolvidas têm igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes.

Sendo assim, o poder jurídico atribuído a todos na sua integralidade. Cada condômino tem assegurada uma fração, ou quota da coisa.

Logo, são muitos os interessados na boa manutenção dos bens e das áreas comuns que o condomínio contém, principalmente aqueles que pagam uma fração igual para custear a manutenção deste.

A eficiência da auditoria em condomínios

A auditoria de condomínios auxilia a gestão do condomínio e dá transparência a todos os interessados, desde condôminos, passando por parceiros, funcionários e instituições financeiras.

Uma auditoria de condomínio começa pela convenção do condomínio e certifica-se de que os termos acordados entre todos esteja sendo cumprido.

Depois disso, parte para o gerenciamento das cotas condominiais, o fluxo de caixa e a consistência dos gastos incorridos.

As despesas que o condomínio possui para garantir a boa manutenção devem ser contratadas de forma responsável levando em conta itens como: cotação de preços, gestão de contratos, registro correto em balancetes contábeis e relatórios financeiros, recolhimento de impostos e contribuições

O compromisso da PGBR com auditoria

O resultado da auditoria será um relatório de eficiência, indicando se a gestão do condomínio e das contas estão ocorrendo de forma eficaz, contendo recomendações pertinentes à melhoria desta gestão.

Também podem ser preparados balanços periódicos para serem apresentados em assembleia e estes serem acompanhados de um parecer de auditoria.

Somos conhecidos há mais de 50 anos por nossa atuação em auditoria externa e interna, e possuímos uma equipe especializada em auditoria de condomínios que conta com diversas particularidades.

Artigo de Jacqueline Rodrigues, sócia Diretora de Desenvolvimento e Novos Mercados da PGBR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *